Um evento para quem se interessa sobre as curiosidades do passado dos seres vivos acontece na próxima quarta-feira (30 de outubro), às 19h30, em Tremembé. O Dia do Fóssil, que contará este ano com a presença do presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia, o professor doutor Hermínio Ismael de Araújo Júnior. Ele vai abordar o tema “A defesa do Patrimônio Paleontológico Brasileiro e a Realidade dos sítios fossilíferos de Tremembé”. A palestra é de graça e aberta ao público em geral.
A conversa tem o objetivo de explicar a importância dos fósseis como patrimônio natural e cultural brasileiro e os desafios de proteger esse patrimônio. Será importante para obter informações sobre como eram os animais extintos, o ecossistema onde viviam em Tremembé e no Vale do Paraíba entre 23 e 22 milhões de anos atrás e a importância que para a história da Paleontologia paulista e nacional. Em Tremembé, por exemplo, estudos indicaram a presença no passado de espécies como a ave Paraphysornis brasiliensis, que foi apelidada carinhosamente de Tremendino, por alunos da Rede Municipal de Ensino em um concurso de 2023 em parceria da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e Secretaria Municipal de Educação.
O estímulo à essa curiosidade e ao conhecimento dentro do tema também é uma das ações da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, da Prefeitura de Tremembé. A realização do “Dia do Fóssil 2024” atende diretriz do Plano Diretor de Turismo de Tremembé, que estabeleceu o fomento ao Turismo pelo histórico de pesquisas paleontológicas realizadas no município reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Paleontologia e por sua importância como Patrimônio Cultural material local.
Então não esqueça, o encontro deste ano será na quarta-feira (30 de outubro) no auditório do Centro de Eventos (na Rua Albuquerque Lins nº 240), em frente à Praça da Estação, às 19h30 com o professor doutor Hermínio Ismael de Araújo Júnior.