14ª Brigada de Infantaria realiza exercício ofensivo de alta intensidade em SC

A operação aconteceu de 14 a 20 de outubro, dividida em quatro fases: marcha para o combate, transposição de curso d'água, ataque coordenado e tiro de armas coletivas.

14ª Bda Inf Mtz. (Foto: 14ª Bda Inf Mtz

A 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, de Florianópolis, conduziu a Operação Silva Paes, exercício de adestramento das tropas em ações ofensivas de alta intensidade. A operação aconteceu de 14 a 20 de outubro, dividida em quatro fases: marcha para o combate, transposição de curso d’água, ataque coordenado e tiro de armas coletivas.

Durante a marcha para o combate, os militares realizaram manobras de deslocamento fundamentais para restabelecer contato com as forças inimigas. Essa fase envolveu a ocupação de objetivos intermediários e zonas de reunião, onde as organizações militares se reorganizaram e estabeleceram bases para empreender as manobras de ataque.

Um dos maiores desafios operacionais foi a fase de transposição de curso d’água. Foram utilizados os meios orgânicos da Brigada para atravessar obstáculos naturais, garantindo a segurança e a continuidade da ação ofensiva. A manobra bem-sucedida permitiu a projeção das forças sobre o inimigo, demonstrando a capacidade da Brigada de superar as dificuldades impostas pelo terreno.

Por fim, o ataque coordenado marcou a fase decisiva da operação, caracterizado pela ação simultânea das frações de manobra e o apoio de fogo de Artilharia, determinante para desarticular as defesas inimigas. O sincronismo entre os fogos de Artilharia e o tiro das armas coletivas maximizou os efeitos da investida contra o inimigo, assegurando superioridade no terreno e facilitando a conquista dos objetivos estabelecidos. Cada disparo das peças de Artilharia foi minuciosamente planejado e executado, desorganizando o inimigo e abrindo caminho para o assalto final das frações de Infantaria. Essa sincronização de ações comprova o elevado nível de adestramento dos combatentes da Brigada.

A Operação Silva Paes é parte do Período Avançado de Adestramento e marca o encerramento do ano de instrução da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada. As atividades foram acompanhadas de perto pelo Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão Nigri.

Veja também

Botão Voltar ao topo