Conan é o veterano do Canil da GCM (Guarda Civil Municipal) de Jacareí e deve se aposentar daqui a dois anos. Enquanto ele se prepara para sair da ativa, já tem um substituto: o Pastor Belga Malinois, Eros.
O cãozinho tem apenas cinco meses, mas já iniciou o treinamento para integrar o canil e reforçar o trabalho dos agentes da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão.
“Nesta primeira fase, devido à sua idade, Eros está no processo de socialização, familiarizando-se com o ambiente do canil e da viatura”, explica a GCM Pamella Garcia, do Grupo de Operações com Cães.
“Em alguns meses acontecerá o treinamento de laboratório, que inclui a apresentação de odores”, completa o GCM Rafael Silva de Melo.
Ainda de acordo com o GCM, a expectativa é que ele esteja pronto para situação de rua assim que completar 1 ano e dois meses.
Por que Conan vai se aposentar?
Em junho de 2026, Conan completará dez anos, atingindo a idade de aposentadoria compulsória para atuar nas operações da GCM. “Com o passar do tempo o cão vai perdendo algumas capacidades como reflexo, agilidade, que são essenciais para esse tipo de atuação”, explica Garcia.
Conan integrou-se ao canil da GCM há dois anos, por meio de doação de um policial civil.
Canil
A GCM de Jacareí é a única da RMVPLN (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) e Serra da Mantiqueira a possuir um canil, inaugurado em 31 de outubro de 2022.
O local tem a coordenação do Grupo de Operações com Cães, formado por quatro guardas-civis, condutores dos animais. Os agentes passaram por vários treinamentos, incluindo legislação canina, formação e condução de cães de faro.
Atualmente, além de Conan e Eros, no canil há quatro cães da raça Pastor Belga Malinois. As fêmeas Beretta (1 ano), Akira e Atena (2 anos), e o Django (2 anos). As fêmeas são cães de proteção, sendo que a Atena também tem função de faro. Já os machos Conan e Django atuam como cães de faro.