O grupo Latam anunciou nesta segunda-feira, 28, a compra de 10 novos Boeing 787 Dreamliner. O acordo inclui uma opção de compra de aviões adicionais, consolidando o grupo de companhias aéreas como o maior operador de Boeing 787 na América Latina, de acordo com o grupo.
Com este pedido, que se soma às entregas previstas para os próximos anos, a Latam espera operar 52 aviões da família 787 Dreamliner até o fim da década. Isto representa um aumento de 26 aviões, considerando a operação pré-pandemia.
“O Boeing 787 é um avião que se destaca por sua eficiência e versatilidade, permitindo ao grupo continuar crescendo de forma sustentável, reduzindo sua pegada de carbono ao mesmo tempo em que impulsiona o crescimento de suas operações”, afirma o CFO do grupo Latam, Ramiro Alfonsín.
O executivo complementou que o pedido permitirá ao grupo continuar seu crescimento internacional, com entregas comprometidas a partir de 2025 até o final da década.
A Latam já expressou publicamente, em diversas ocasiões, que segue focada em expandir as operações no Brasil e na América Latina. Uma das estratégias adotadas é a busca por novos aviões, mesmo em meio aos desafios na cadeia produtiva, que, desde a pandemia, têm gerado atraso nas entregas pelas grandes fabricantes.
“À medida que a demanda por viagens aéreas aumenta, continuaremos apoiando a estratégia de crescimento da Latam e seu objetivo de conectar a América Latina com o mundo”, afirma o vice-presidente de Vendas Comerciais da Boeing para a América Latina e o Caribe, Mike Wilson.
Atualmente, o grupo possui 341 aeronaves, 57 aviões de passageiros da Boeing (modelos 767, 777 e 787) e 263 aviões da Airbus (modelos A319, A320, A320neo, A321 e A321neo). Além disso, a Latam Cargo e as suas afiliadas contam com 22 aviões de carga.