A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) promove o Road60 SP em São José dos Campos, nesta quarta-feira, 30, o terceiro de uma série de encontros itinerantes pelo Estado de São Paulo, com capacitação para agentes de viagem e profissionais do turismo que desejam compreender o perfil do turista sênior. A ação é uma parceria com a editora Melhor Viagem 60.
A Setur-SP faz uma apresentação sobre destinos paulistas acessíveis à geração prateada e compartilha com o público queijos e vinhos de produtores regionais, como a Cervejaria Campos do Jordão. Também haverá palestras sobre marketing 60 com Thais Medina; uma análise sobre o potencial de mercado com o jornalista Irineu Ramos; e estratégias sobre como acelerar as vendas com o empreendedor Marcus Duarte.
O público 60 tem independência financeira e privilegia o conforto em seus passeios, com gastos médios de viagem 25% maior que os demais, de acordo com a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav). O Road 60 SP passará por seis cidades paulistas, atendendo mais de 700 profissionais do setor. Os idosos vão ultrapassar o grupo de jovens já em 2030, de acordo com o IBGE, tornando-se o maior grupo de viajantes do país.
A geração prateada considera o turismo a melhor forma de aproveitar o tempo, segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Os destinos turísticos para idosos estão entre os mais completos e visitados de São Paulo, como Águas de Lindoia, Socorro e Holambra. Para atender a este público, a Setur-SP lançou recentemente o Guia Turismo da Maturidade (https://www.turismo.sp.gov.br/guia-da-maturidade-sp) que reúne 70 destinos inclusivos para o público maduro.
“Como um estado inclusivo e hospitaleiro, São Paulo tem o compromisso de acolher os viajantes 60 e preparar os profissionais do setor para recebê-los da melhor forma em restaurantes, meios de hospedagem, transporte e demais serviços da cadeia do nosso setor”, disse Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. Estarão presentes representantes da Secretaria de Turismo de São José dos Campos; do aeroporto regional da cidade, que retomou os voos comerciais recentemente; e da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.
Serviço:
Data: 30.10
Local: Hotel Mercure (Avenida Dr – Av. Jorge Zarur, 81)
13h15 – Credenciamento
14h – abertura
* Ana Carolina Melo – CEO da revista Melhor Viagem 60
* Abav SP
* Secretaria de Turismo São José dos Campos
* Aeroporto SJK
* Mercure Hotel
* Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo
* Apresentação Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo – Ana Clemente
15h – Capacitação Perfil do viajante 60 com Irineu Ramos (40 min)
15h30 – Apresentação produtos regionais (5min)
15h40 – Coffee Break (20 min)
16h – Apresentação produtos regionais/Campos do Jordão (5min)
16h20 – Apresentação destinos parceiros
16h30 – Capacitação Marketing digital 60 com Thais Medina (40 min)
17h – Apresentação produtos/Hotel
17h10 – Capacitação alavancando vendas com Marcus Duarte (readaptar)
18h – Encerramento, sorteios e coquetel lobby