publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Brasileiro Sub-16 vai a Paraíba com mais de 800 atletas de todo o País

A competição levará a João Pessoa estrelas da seleção convocada para o Sul-Americano Sub-18 e clubes de todo o País; as provas serão transmitidas pela TV Atletismo Brasil e secretário Lindolfo Pires diz que o Estado "vive um grande momento no esporte"

(Foto: Divulgação/CBAt)

O Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-16 de Atletismo será realizado de sexta-feira a domingo (1 a 3/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa.

A competição recebeu inscrições de 852 atletas (400 mulheres e 452 homens), de 150 clubes de 19 Estados do Brasil mais o Distrito Federal.

O torneio tem ingresso gratuito para o público e todas as provas serão transmitidas ao vivo pela TV Atletismo Brasil, pelo YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Embora seja a porta de entrada nos eventos nacionais – reúne atletas de 13 a 15 anos – o Brasileiro terá a presença de jovens competidores que estão convocados para o Campeonato Sul-Americano Sub-18 de San Luis (Argentina), de 6 a 8 de dezembro, numa categoria acima.

Estarão em João Pessoa atletas de vários clubes do Brasil. Dentre os que integrarão a seleção brasileira sub-18 competem na Vila Olímpica da Parayba, no naipe feminino: Viviany Almeida de Lima (Associação Russana de Atletismo-CE), nos saltos triplo e em distância; Larissa Schon de Morais (AABB Cascavel-PR), nos 80 m e 300 m com barreiras; Mychelle de Souza (ASCAPI-DF), nos 3.000 m marcha atlética; Isadora Fiorini (FECAM/Assercam-PR), no lançamento do dardo; Emilly Gonçalves (AD Centro Olímpico-SP), no salto com vara; Letícia Oliveira (Sesi-SP), salto com vara e em distância; Emanuela Rolim (AA Paranavaí-PR), no salto em vara e em distância.

No naipe masculino também estarão em João Pessoa alguns atletas que já transitam pela categoria acima: André Bessa (IABC/FMEBC-SC), nos 5.000 m marcha atlética; José Antônio Escobar de Almeida (APVE Ponta Porã-MS), no lançamento do disco e do martelo; e Pyetro Souza (ADC São Bernardo-SP), no lançamento do disco e arremesso do peso.

“A Paraíba vive um grande momento no esporte, uma vez que vem recebendo inúmeros eventos esportivos a nível nacional e internacional.

Agora, a pista de atletismo da Vila Olímpica receberá, pela primeira vez na história, uma competição da Confederação Brasileira de Atletismo e, por isso, aproveito para dar as boas-vindas aos atletas, técnicos, dirigentes e membros da própria confederação”, ressaltou Lindolfo Pires, secretário da Juventude, Esporte e Lazer do Governo da Paraíba.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A Associação Correndo para o Futuro, com uma equipe de 24 atletas, a Associação Paraibana de Atletismo (ASPA) e a Porto de Cristo, com 22 inscritos cada uma, todas da Paraíba, competirão em casa e estão entre os clubes que mais terão atletas.

E também as equipes do Nordeste APA-Petrolina (29 atletas) e Sport Club Recife (26), de Pernambuco, bem como a Associação de Atletismo Russana (23), do Ceará, a Associação Esportiva e Sócio Cultural de Cerro Corá (17), do Rio Grande do Norte, e a Associação Geração Semear, do Piauí (17).

De outras regiões do País, mas com equipes competitivas, estarão em João Pessoa a AD Centro Olímpico (24 atletas), o SESI (19) e a Orcampi, de Campinas (17), de São Paulo; o CASO (18), de Sobradinho, Distrito Federal; a Usina (17), de Minas Gerais; e a FECAM/ASSERCAM (17), de Campo Mourão, Paraná.

As provas do lançamento do disco e do martelo, que precisam da gaiola e rede de proteção, serão realizadas na Universidade Federal da Paraíba (Rua José Dionísio da Silva, 47 – Castelo Branco).

MAIS INFORMAÇÕES DO SUB-16

PROGRAMA HORÁRIO

A Corville, de Joinville (SC), foi a campeã geral do evento em 2023, na pista da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, com 72 pontos.

O grande número de clubes no quadro de pontuação (89), com recordes e resultados expressivos, mostrou o equilíbrio da competição e o desenvolvimento do atletismo nacional na categoria.

A AECD de Macaé, do Rio, foi a vice-campeã (68 pontos) e a AD Centro Olímpico, de São Paulo, a terceira colocada (65,5).

O Brasileiro Sub-16 é uma realização da CBAt, com patrocínio do Governo da Paraíba.

O Brasileiro Sub-16 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS.

Botão Voltar ao topo