Na última terça-feira (29), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) deu continuidade ao seminário “Refazendo Laços”, no Espaço Multiuso Turístico-Cultural Luiz Carvalho dos Santos. O evento reforçou a importância da prevenção e da escuta ativa na proteção dos direitos de crianças e adolescentes, abordando estratégias para enfrentar a violência sexual infantil.
A abertura foi conduzida pela Presidente do CMDCA, Lila Cristina Guimarães Vanzella, com a palestra “Prevenção e Escuta no Cotidiano”. Em seguida, uma mesa redonda mediada pela assistente social Cintia Giane Liemes Steijer, do Projeto Girassol, discutiu a articulação de políticas públicas voltadas ao combate à violência sexual. Entre os participantes estavam representantes das secretarias municipais de Educação, Esporte e Lazer, da Secretaria Estadual de Educação, da Saúde (Vigilância Epidemiológica), além de profissionais da rede privada de saúde.
O encerramento ficou a cargo das conselheiras tutelares Eliana Carvalho e Franciane Oliveira, que compartilharam práticas para o enfrentamento da violência sexual. Materiais especializados foram distribuídos aos participantes para auxiliar na prevenção e identificação de sinais de abuso, consolidando as estratégias de proteção e apoio no cotidiano dos profissionais envolvidos.