O programa Feira do Produtor Rural realizou inaugurações nas cidades de Jacareí e Natividade da Serra, no Vale do Paraíba, nos dias 26 e 25 de outubro, respectivamente. A ação é uma iniciativa do Sebrae-SP em parceria com os Sindicatos Rurais, Senar e Prefeituras dos municípios. Foram atendidos 16 produtores de Jacareí e 18 de Natividade da Serra durante o programa.
A analista de negócios do Sebrae-SP, Iliussa Fernanda, destaca que os produtores rurais agora estão preparados para comercializar seus produtos, já que receberam uma capacitação completa, desde a seleção dos produtos que serão vendidos até estratégias de vendas. “Durante o programa, eles fizeram os estandes de bambu e receberam os uniformes para utilizarem na feira. Agora, poderão incrementar seu faturamento com mais um canal de vendas”, afirma.
A capacitação contou com oito módulos e foi realizada entre os meses de abril e novembro. “Durante o período, os produtores e produtoras receberam orientações técnicas sobre normas e procedimentos; boas práticas na manipulação; produtos rurais para comercialização; construção de estande de bambu; comercialização; além de gestão de negócio e feira”, conta Iliussa.
Andresa Lemes, agente do posto Sebrae Aqui em Natividade da Serra conta que a feira deu visibilidade a diversos tipos de produtos da área rural, desde artesanato até culinários, oferecendo uma fonte de renda. “Essa é uma oportunidade para dar vazão aos produtos, a partir da venda para a comunidade e para os turistas. Além disso, surgiram parcerias entre os produtores, por meio da integração durante as atividades.”
Ela afirma também que o trabalho no posto do Sebrae, que completou dois anos, tem tido boa receptividade, em especial para tirar dúvidas e para as oficinas, como de costura. “Para o próximo ano estamos estudando oferecer mais cursos para a zona rural.”
Clévis Cazarré Maia de Campos Silva, do Sítio TC, participou do projeto em Natividade da Serra e conta que foi muito especial fazer parte da feira. “Participei de vários cursos do Senar em parceria com o Sebrae, como morango orgânico, horta orgânica, tomate orgânico, turismo rural pedagógico e agora, como programa feira do produtor rural, podemos mostrar para as pessoas da zona urbana o quanto é interessante a zona rural e como contribuímos como produtores. Trouxemos para a feira geleia e mousse de cambuci, doce com o leite da minha mimosa, geleia de morango com amora, entre outros produtos. Agradecemos a oportunidade”, diz.
Sandra de Andrade, que já trabalhava com artesanato raiz, viu na feira a possibilidade de aumentar a oferta de produtos. “Sempre trabalhei com tudo que a natureza oferece, mas depois do programa comecei a trabalhar com suculentas e doces caseiros também”, conta.
Com o pai nascido na cidade, ela está no município desde 1986 e agora cuida da mãe doente. O artesanato ajuda a lidar com os desafios. “Ele foi a minha salvação porque eu tive depressão. Comecei a fazer quadros com pinha e depois passei a fazer as casinhas. Durante o programa aprendi a mexer com o bambu e fiz até um mini estande similar ao montado para a feira. Estou animada para fazer mais coisas agora.”
Marcos Antônio Rodrigues, técnico de segurança do trabalho, fez parte do programa em Jacareí e identificou uma nova oportunidade. “Foi muito válido, pois abriu a minha mente com relação a pequenas produções. Tenho um sítio, no qual manejo uma alimentação saudável para a minha família e agora posso empreender, plantar e vender os produtos que colhemos para a nossa mesa. Essa primeira feira foi muito legal, em especial na interação com os clientes. Fico muito satisfeito com o apoio de todas as entidades envolvidas e agradeço, em especial, ao nosso professor.”
Maria Eliane Roque Rodrigues de Siqueira mora em Jacareí, onde a sogra tem roça, com bananas, lichia e coisas para o dia a dia da família. “Como eu moro próximo ao sindicato rural, faço muitos cursos, como de produção de mudas, de cultivo, de alimentação e aproveitamento de alimentos. Pelo Sebrae eu fiz o de mandioca e o de banana e muitos outros pelo Senar. Foi maravilhoso participar da feira. Vendi bolo de milho sem lactose e sem glúten, doce de abóbora e hortaliças. Conhecimento ninguém tira. Não pude estudar quando era solteira, agora eu aproveito”, conclui.
Como comprar dos produtores?
Jacareí – Praça Raul Chaves, aos sábados, a partir das 9h
Natividade da Serra – Praça de Eventos Avenida Coronel Luiz Fernandes de Castro, s/n, às sextas-feiras, a partir das 17h