O jornalista Alexandre Pereira Costa, conhecido como Alexandre Pió, assumiu, na quarta-feira (30) a presidência da Associação de Jornalistas de Pindamonhangaba (AJOP). Com uma trajetória sólida e diversificada no setor público e privado, Pió chega ao cargo com o compromisso de fortalecer o papel da imprensa municipal e promover a valorização do jornalismo na região.
Graduado em Jornalismo pela Universidade de Taubaté em 1996, Alexandre Pió acumula uma longa experiência no serviço público, onde atua há mais de 10 anos. A carreira política inclui mandatos como vereador de Pindamonhangaba entre 1997 e 2004, além de ter sido Assessor de Imprensa na Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba (2005-2008) e no Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (Codivap), de 2005 a 2006. No setor privado, Pió foi Gerente Geral da Associação Atlética Ferroviária por quase uma década, entre 2010 e 2019, cargo no qual coordenou diversas iniciativas de gestão e desenvolvimento. Em 2019, ele retornou ao serviço público como Secretário Adjunto de Governo da Prefeitura de Pindamonhangaba, onde permanece ativo na administração municipal.
À frente da Associação de Jornalistas de Pindamonhangaba, Alexandre Pió tem como objetivo recuperar antigos associados e convidar novos jornalistas a se integrarem ao grupo. Além disso, ele busca incentivar projetos que promovam o acesso à informação e fortalecer a liberdade de imprensa.
“A AJOP desempenha um papel essencial na cidade, não apenas promovendo a convivência entre colegas, mas também servindo como um espaço de reflexão sobre o exercício do jornalismo e a importância dessa profissão para a sociedade. Sinto-me feliz e honrado em liderar um órgão tão relevante e gostaria de agradecer ao ex-presidente Adelson Cavalcante pelo apoio e dedicação durante a última gestão”, destaca o presidente Alexandre Pió.
Nova diretoria
À frente da Associação de Jornalistas de Pindamonhangaba, Alexandre Pió liderará uma equipe composta por Luis Claudio Carvalho Antunes como vice-presidente, Benedicto Aércio Bondioli Muassab como 1º secretário, Maria Fernanda Vieira Garcia Munhoz como 2ª secretária, Cintia Aparecida Torralbo Martins Camargo como 1ª tesoureira e Francisco Gonçalves César Costa, o “Chicão,” como 2º tesoureiro. A diretoria conta ainda com Julielton Modesto de Araújo Bottaro na função de diretor jurídico, Carla Simone Moreira Tavares como diretora de patrimônio e Bruna Silva como assessora de imprensa. O Conselho Fiscal é composto por Sylvio Braz Junior, Cristiane de Almeida Pontes Hungria e Julia Fernanda Carvalho como titulares, e Maura Lídia Ferreira do Vale, Gilsimar Aparecido Arruda da Silva e Carlos Fernando Reis da Silva como suplentes.