Oficial do Exército Brasileiro concluiu com destaque o Curso de Aperfeiçoamento de Capitães de Artilharia Antiaérea do Exército dos Estados Unidos. O Capitão Túlio Moreira conquistou a segunda colocação geral em sua turma, composta por 15 militares americanos e 12 estrangeiros.
Com a duração de seis meses, o Air Defense Artillery Captains Career Course tem o objetivo de formar líderes com proficiência técnica e tática em uma ampla gama de sistemas de Defesa Antiaérea. Os oficiais devem ser capazes de empregar pensamento crítico e criativo em conjunto com fundamentos doutrinários ao longo do Processo de Tomada de Decisão Militar em um ambiente operacional complexo e dinâmico.
Dentre as prioridades do curso, destacam-se o ambiente de aprendizado fundamentado na doutrina, a excelência no preparo físico, a disciplina, o profissionalismo, o trabalho em equipe e o desenvolvimento individual. Com base nesses fundamentos, os alunos são submetidos a diversas avaliações, incluindo avaliações físicas e exercícios de planejamento de estado-maior em operações conjuntas e combinadas inseridas em contextos atuais.
Com a qualificação em segundo lugar geral do curso, o Capitão Túlio foi agraciado com a medalha MG Infante IMS Honor Graduate, por alcançar a maior pontuação média entre todos os oficiais estrangeiros. O brasileiro também passou a integrar a Lista do Comandante, formada por até 20% dos melhor classificados com média acadêmica superior a 80%. Como fruto do seu alto desempenho e profissionalismo, o capitão do Exército Brasileiro recebeu, ainda, a indicação como potencial instrutor da Air Defense Artillery School.
Com a conclusão do curso de aperfeiçoamento no Fort Sill, o Capitão Túlio atuará como instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro. Como instrutor, ele ficará encarregado de transmitir os conhecimentos adquiridos e contribuir para a preparação dos capitães no exercício do comando e das funções de estado-maior em organizações militares da Força Terrestre.
Diplomacia Militar
O Exército Brasileiro mantém relações diplomáticas com as forças armadas de diversas nações amigas, que envolvem a troca de experiências, intercâmbio em cursos militares e exercícios conjuntos. Todos os anos, militares estrangeiros realizam cursos operacionais no Brasil, assim como militares brasileiros atuam em diferentes cursos de exércitos estrangeiros, como alunos e também como instrutores. Entre os exercícios conjuntos, destacam-se a Operação Core, com o Exército dos Estados Unidos, e o Exercício Arandu, em parceria com a Argentina. As atividades dessa natureza reforçam laços de amizade e de cooperação e projetam a imagem do Exército Brasileiro no cenário internacional.