publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Guardas Municipais completam 80 horas de estágio em São José dos Campos

A grade curricular de 80 horas do Estágio de Qualificação Profissional, realizado anualmente, inclui aulas práticas e teóricas. (Foto: Divulgação/PMSJC)

O efetivo de 326 guardas municipais da Prefeitura de São José dos Campos completará, em novembro, 80 horas de Estágio de Qualificação Profissional (EQP).

O procedimento é obrigatório por lei federal e ocorre anualmente, sob coordenação da Academia da GCM (Guarda Civil Municipal), ligada à Secretaria de Proteção ao Cidadão.

Instalada na nova sede da secretaria, na Vila Industrial, a academia está equipada com salas de aula, centro de condicionamento físico e espaço para aulas de defesa pessoal.

As práticas de tiro são realizadas no estande localizado na região norte, completando a formação técnica da corporação.

A nova academia totalmente equipada fica na sede da Sepac, na Vila Industrial | Foto: Divulgação

Formação

A Academia da GCM também é responsável pela formação dos guardas municipais, principalmente os iniciantes, que passam por uma capacitação completa de 720 horas, com aulas teóricas e práticas, além de condicionamento físico e pessoal.

Entre 2018 e 2024, o treinamento envolveu 170 novos agentes e outros 40 aprovados no último concurso deverão passar pelo processo.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A partir da Lei 658 de 2022, a Guarda Municipal de São José dos Campos, referência em todo o Estado de São Paulo, passou a contribuir com a formação e habilitação para o porte de armas de fogo de guardas municipais de outras cidades, como Caraguatatuba, Ubatuba, Lorena e Cruzeiro. Ao total 200 guardas de outros municípios já passaram pela formação e habilitação.

A Prefeitura investe em equipamentos, armamentos e tecnologias para a GCM | Foto: Divulgação

Conteúdo

A formação é revista anualmente e engloba aulas de primeiros socorros, violência doméstica, abordagem policial, gestão de conflitos, ética e postura profissional, uso de instrumentos de menor potencial ofensivo, prática de tiro em estande, entre outras.

Além disso, agentes da Fiscalização de Posturas Municipais – área que também é ligada à SEPAC – oferecem instruções sobre a nova legislação, visando maior agilidade e eficácia no monitoramento e aplicação de penalidades aos infratores.

Investimentos

Os investimentos da Prefeitura em armamentos, equipamentos e novas tecnologias para a GCM somam mais de R$ 2,4 milhões nos últimos 4 anos. A frota atual da corporação inclui 31 veículos (23 elétricos), 20 motocicletas, 2 bases móveis, 3 micro-ônibus e 12 bicicletas para patrulhamento especializado.

Botão Voltar ao topo