O Dia Mundial das Cidades é celebrado nesta quinta-feira, 31 de outubro, pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). Desde sua primeira edição em 2014, a data é marcada por eventos globais realizados em uma cidade diferente a cada ano, sempre abordando um tema relevante para o contexto urbano.
Estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2013, o Dia Mundial das Cidades visa aumentar a conscientização sobre a importância da urbanização sustentável. A data também incentiva a cooperação entre nações, regiões e cidades para enfrentar desafios urbanos, destacando o papel das cidades na inovação, no crescimento econômico e na inclusão social.
Este ano, a celebração global acontecerá na cidade de Alexandria, Egito, com o tema “Jovens agentes de mudança pelo clima: catalisando a ação local para a sustentabilidade urbana”. O foco é a juventude, que tem defendido ações mais ousadas e imediatas para enfrentar a crise climática nas cidades. O evento de celebração busca destacar essas ideias inovadoras e metas ambiciosas, discutindo formas de transformá-las em realidades concretas.
“Nossa casa está em chamas, e a inação está agravando a situação tanto para as pessoas quanto para o planeta. Jovens como Greta Thunberg e outras ativistas ao redor do mundo estão mobilizando comunidades globalmente, provando que a idade não é uma barreira para causar um impacto duradouro. A juventude está determinada a fazer tudo ao seu alcance para criar um futuro melhor para todas as pessoas,” destaca a diretora-executiva do ONU-Habitat, Anacláudia Rossbach, em sua mensagem de vídeo para o Dia Mundial das Cidades 2024.
Um chamado para a ação conjunta
O Dia Mundial das Cidades 2024 é um chamado à ação para que jovens e governos locais trabalhem em conjunto. Diante dos desafios urbanos intensificados pelas mudanças climáticas, especialmente nas cidades em rápido crescimento, a celebração destaca o potencial da juventude para liderar iniciativas de adaptação e resiliência. Com essa liderança, jovens contribuem para a construção de cidades inclusivas, equitativas e sustentáveis.
“Neste Dia Mundial das Cidades, convidamos você a liderar, compartilhar suas ideias e tomar atitudes corajosas. Juntos e juntas, podemos criar cidades que sejam não apenas habitáveis, mas também resilientes, equitativas e sustentáveis. A hora é agora.”
Conexão com o Fórum Urbano Mundial
O Dia Mundial das Cidades deste ano antecede o 12º Fórum Urbano Mundial (WUF 12), que será realizado no Cairo, Egito, sob o tema ” Tudo Começa em Casa: Ações Locais para Cidades e Comunidades Sustentáveis”. Este contexto incentiva a juventude a participar ativamente do WUF 12, onde o Fórum da Juventude irá discutir desafios urgentes do cenário urbano.
As ideias e recomendações do Fórum da Juventude serão integradas à declaração e ao documento final do WUF 12, assegurando que as vozes e perspectivas das novas gerações sejam representadas no planejamento e nas políticas urbanas.
Criado em 2001 pelas Nações Unidas, o Fórum Urbano Mundial é a principal conferência global sobre urbanização sustentável, que discute os impactos da urbanização rápida nas cidades, comunidades, economias e mudanças climáticas. Desde sua criação, o WUF já foi sediado em várias cidades ao redor do mundo, com a primeira edição realizada em Nairóbi, Quênia, em 2002.
Sobre o ONU-Habitat
O ONU-Habitat é a entidade das Nações Unidas responsável pela urbanização sustentável, com programas em mais de 90 países, apoiando formuladores de políticas e comunidades na criação de cidades e vilas social e ambientalmente sustentáveis. O ONU-Habitat promove a transformação urbana por meio de conhecimento, aconselhamento político, assistência técnica e ação colaborativa. Para saber mais, visite unhabitat.org.