Saída de Rúben Amorim oficializada pelo Manchester United e confirmada pelo Sporting

“It´s done (Está feito). Bem-vindo ao Manchester United, Rúben Amorim”, lê-se na publicação feita pelo clube britânico na rede social X (ex-Twitter).

Rúben Amorim, de 39 anos, é oficialmente o treinador do Manchester United para as próximas duas épocas e meia, mas irá permanecer no Sporting até 11 de novembro. (Foto: Sporting CP)

O que era previsível, aliás como o PortalR3 já havia informado, aconteceu, agora de forma oficial. Rúben Amorim, de 39 anos, é oficialmente o treinador do Manchester United para as próximas duas épocas e meia, mas irá permanecer no Sporting até 11 de novembro, pelo que ainda dirigirá os leões nas partidas com o Manchester City, para a Liga dos Campeões, bem como com o Braga, para a Liga Portugal. “Escreveram-se páginas de história pelo Sporting Clube de Portugal. Mister Rúben Amorim”, assim reagiu a coletividade lisboeta na sua página oficial.

“It´s done (Está feito). Bem-vindo ao Manchester United, Rúben Amorim”, lê-se na publicação feita pelo clube britânico na rede social X (ex-Twitter). Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Sporting confirma a transferência, informando que o Manchester United vai pagar 11 milhões de euros (ME) pelo técnico, além de os leões terem “um benefício de 1,658 ME relativos à extinção de direitos de crédito, registados como passivos e passivos contingentes, em consequência da revogação e renegociação de contratos referentes a comissões de intermediação”.

Como tinha prometido, Rúben Amorim falou com os jornalistas no final do encontro com o Estrela da Amadora para a Liga Portugal, que o conjunto de Alvalade venceu (5-1), com quatro golos do avançado sueco Viktor Gyokeres e um do uruguaio Marco Araújo. Ficou a saber-se que o Manchester United era a sua única escolha e que nunca poderia perder a oportunidade surgida, ainda que numa altura indesejada.

“Era agora ou nunca”

“A semana não foi nada normal, pois desde que surgiu esta situação todos nos sentimos diferentes. Os clubes são cotados em bolsa e as coisas têm de ser mesmo assim, os comunicados surgiram e não podia ser de outra maneira. Compreendo a revolta dos associados, mas tenho de tomar as minhas decisões. A vida é assim mesmo, mas estou orgulhoso, passei aqui os melhores anos da minha carreira. Só que era agora ou nunca, pois já tinha dito ao presidente que esta seria a minha época no Sporting. Claro que preferia sair no final da temporada, a SAD defendeu os seus interesses, mas havia uma cláusula e eu queria mesmo ir para o Manchester United”, explicou Ruben Amorim, que informou da existência de propostas anteriores para deixar Alvalade, não as tendo aceitado. Para Inglaterra, segundo revelou, viajarão todos os elementos da equipa técnica.

Também o presidente Frederico Varandas viria a confirmar as palavras de Ruben Amorim ao salientar que a saída do treinador “foi antecipada em sete meses”, um desfecho que não queria, mas impossível de evitar, desfazendo-se em elogios ao novo técnico do colosso inglês da cidade de Manchester. Quanto ao seu substituto, mesmo falando-se com insistência em João Pereira, técnico da equipa B do Sporting, não confirmou, dizendo apenas que no próximo dia 11 de novembro haverá novidades.

Vaz Mendes é jornalista, natural da cidade do Porto, Portugal. Iniciou sua carreira na Gazeta dos Desportos, tendo depois passado pelo Record, Jornal de Notícias e Comércio do Porto, jornais de referência em Portugal. Participou da cobertura de múltiplos eventos nacionais e internacionais (Futebol, Basquetebol, Andebol, Ciclismo e Hóquei em Patins). Foi coordenador redatorial do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica). É responsável pelas redes sociais de equipes de ciclismo e dirigente desportivo em uma associação de Ciclismo. É colaborador do PortalR3, publicando textos escritos em português de Portugal.

Botão Voltar ao topo