Goleada ao Estoril em semana de duelos com a Lazio e o Benfica

O FC Porto goleou o Estoril no Estádio do Dragão (4-0) numa semana em que se adivinham confrontos muito complicados para a Liga Europa e para o campeonato. Com o moral em alta e a equipa bem mais consolidada e moldada à imagem do técnico Vítor Bruno, as expectativas aumentam e as dúvidas iniciais vão-se dissipando ao ritmo das vitórias.

O FC Porto goleou o Estoril no Estádio do Dragão (4-0) numa semana em que se adivinham confrontos muito complicados para a Liga Europa e para o campeonato. (Foto: José Lacerda)

Para a história deste encontro entre portistas e canarinhos fica uma exibição suficiente dos dragões, aqui e ali não muito bem conseguida, mas que não sofre qualquer contestação. O FC Porto venceu nove dos 10 encontros já disputados para a Liga – a exceção foi a derrota em Alvalade diante do comandante Sporting na quarta jornada – e a sombra de Sérgio Conceição, um treinador de sucessos, vai-se dissipando à medida que o seu ex-adjunto molda um conjunto com bons valores, mas em teoria não tão valioso quanto os dos seus adversários diretos.

Na prática o que conta são os resultados e esses têm sido positivos. Diante do Estoril o FC Porto até sentiu algumas dificuldades, mas o adversário sofreu dois golos atípicos na primeira metade da partida. O primeiro surgiu aos 19 minutos num remate do inglês Danny Damaso, após cruzamento de Martim Fernandes e deficiente oposição do guardião Joel Robles. Já o segundo tento, algo caricato, resultou de uma oferta do central Kevin Boma com um passe disparatado para o seu guarda-redes, com o internacional brasileiro Pepê a não se fazer rogado e a enviar a bola com toda a tranquilidade para a baliza adversária. Tão fácil que até foi contido nos festejos.

O FC Porto goleou o Estoril no Estádio do Dragão (4-0) numa semana em que se adivinham confrontos muito complicados para a Liga Europa e para o campeonato. (Foto: José Lacerda)

Na etapa complementar da partida os dragões continuaram a jogar a seu bel-prazer e o técnico Vítor Bruno aproveitou para gerir a equipa, efetuando algumas substituições a propósito, obviamente a pensar nos difíceis encontros que estão aí à porta diante da Lazio de Roma e do Benfica. Mas como classe é matéria que não escasseia no FC Porto, coube ao internacional brasileiro Galeno carimbar mais dois tentos no Dragão (aos 77 e 87 minutos), fazendo jus à sua condição de goleador. Recorde-se que o extremo portista, de 26 anos, esteve muito perto de assinar pelo All-Ittihad, da Arábia Saudita, o que lhe valeria um vencimento milionário, transferência depois subitamente abortada e que poderia ter resultado num encaixe de 50 milhões de euros aos cofres do clube azul e branco.

Vítor Bruno (treinador do FC Porto): “Vitória justa, podíamos até ter marcado mais golos. A partir do 2-0 sentiu-se a equipa a abrandar um pouco também. Mas abrandar, às vezes, é no sentido também de chamar o adversário. Sei que às vezes ficamos mais impacientes, mas é algo que tem de ser feito. Depois na segunda parte fizemos o terceiro golo, o quarto golo e ainda ficaram outros por fazer. A equipa respira cada vez mais confiança e isso deixa-me muito contente”.

Pepê desiste da jogada ao ver adversário lesionado

O internacional brasileiro Pepê foi uma das grandes figuras do encontro com o Estoril, não só pelo que jogou, mas principalmente pelo momento que protagonizou ao minuto 23, quando o FC Porto vencia apenas por uma bola a zero.

O jogador dos dragões saiu em contra-ataque bem lançado para marcar o segundo golo dos dragões, mas subitamente desistiu da jogada. Num gesto de fair play, Pepê apercebeu-se da lesão de Pedro Amaral, que ficou agarrado à coxa e caiu lesionado, e terminou ali o promissor lance. Um gesto que valeria ao médio portista fortes aplausos, considerado pelo técnico Vítor Bruno “um hino ao futebol”.

Assista o vídeo do momento

GALERIA DE FOTOS

Vaz Mendes é jornalista, natural da cidade do Porto, Portugal. Iniciou sua carreira na Gazeta dos Desportos, tendo depois passado pelo Record, Jornal de Notícias e Comércio do Porto, jornais de referência em Portugal. Participou da cobertura de múltiplos eventos nacionais e internacionais (Futebol, Basquetebol, Andebol, Ciclismo e Hóquei em Patins). Foi coordenador redatorial do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica). É responsável pelas redes sociais de equipes de ciclismo e dirigente desportivo em uma associação de Ciclismo. É colaborador do PortalR3, publicando textos escritos em português de Portugal.

Botão Voltar ao topo