A Câmara dos Deputados publicou dia 16 de outubro documento favorável à inscrição do nome do ex-atleta João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, no Livro Heróis e Heroínas da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília-DF.
O Projeto de Lei tramitado na Câmara foi um pedido da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Mulher, Família e Direitos Humanos, apresentado pelo deputado federal Jonas Donizette e relatado pela deputada Lídice da Mata.
Após pareceres favoráveis em todas as comissões e aprovação, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, concedeu assinatura no documento eletrônico 2467782.
Agora, o Projeto de Lei segue para a apreciação do Senado Federal, onde também deve ser aprovado em todas as etapas.
Na mesma semana, o prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, e o secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos de Oliveira, estiveram em Brasília para acompanhar este processo, já trabalhado no município desde março de 2023, dentre outras questões.
Na ocasião foram recebidos pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e outras autoridades.
“Esta foi mais uma etapa importante para a inclusão do nome do João do Pulo no Livro Heróis da Pátria, para devido reconhecimento e valorização dos grandes feitos que nosso grande atleta fez pelo atletismo e por todo o esporte”, afirmou João Carlos Salgado.
“Ficamos muito felizes com o andamento dessa questão aqui em Brasília, onde todos têm apoiado nossa iniciativa.
Gostaria de agradecer a toda a Câmara Federal, bem como ao vice-presidente da República, o Geraldo Alckmin, que nos recebeu para essa questão e outros assuntos de interesse do município, como Pronto Socorro Infantil, UTIs, melhorias para Santa Casa, dentre outros investimentos.
Debatemos muitos assuntos com o vice-presidente, principalmente de saúde, e trouxemos o diretor administrativo da Santa Casa conosco, o Luciano Rodrigues Nascimento, para essas questões da área da saúde”, declarou Dr. Isael.
Reparação da medalha de ouro para João do Pulo
Outra questão iniciada em Pindamonhangaba, que recebe o apoio de Brasília, e de várias instâncias esportivas, dentre elas da Federação Paulista de Atletismo e da Confederação Brasileira de Atletismo, é a reparação da falha dos juízes Jogos Olímpicos de Moscou (1980), que custaram a medalha de ouro para o atleta de Pindamonhangaba.
Na mesma semana, o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos, visitou Pindamonhangaba e novamente reiterou apoio à reparação em favor de João do Pulo.
O presidente também conversou com o prefeito Dr. Isael Domingues e parte dos seus secretários sobre o andamento das obras da nova Pista de Atletismo do CE João do Pulo, que está sendo revitalizada e vai ganhar piso sintético (tartan), mesmo utilizado nas grandes competições internacionais, como Olimpíadas e Copa do Mundo de Atletismo.