A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) está à frente do Espaço Brasil na Euronaval 2024, que acontece de 4 a 7 de novembro, no centro de exposições Paris Nord Villepinte, em Villepinte, próximo a Paris. Neste ano, três empresas brasileiras estão presentes, duas das quais representadas no espaço viabilizado pelo projeto setorial Brazil Defense. A iniciativa, coordenada pela ABIMDE em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), conta com o apoio do Ministério da Defesa (MD) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil.
A Euronaval é a principal exposição dedicada à defesa naval, realizada a cada dois anos, que reúne empresas e autoridades de defesa para apresentar as últimas inovações e tecnologias no setor. O evento oferece um espaço estratégico para a criação de parcerias, apresentações de soluções de ponta, conferências de alto nível e prêmios de inovação, consolidando-se como um ponto de referência no cenário da defesa naval.
Organizado pelo GICAN (Groupement des Industries de Construction et Activités Navales) e pela sua subsidiária SOGENA, o evento atrai delegações oficiais, incluindo ministros de defesa, chefes de Estado-Maior e representantes de forças navais de todo o mundo, além de figuras-chave de administrações de compras e organizações internacionais.
A inauguração oficial do Espaço Brasil ocorreu com o descerramento da faixa, em cerimônia que contou com a presença do Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD), Tenente-Brigadeiro Heraldo Luiz Rodrigues; do Diretor-Geral do Material da Marinha (DGMM), Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa; do Ministro-Conselheiro Caio Renaut, representando o embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares; além do Diretor de Projetos da ABIMDE, Coronel Antonio Ribeiro, e de representantes das empresas.
Durante o evento, Renaut destacou o fortalecimento das relações diplomáticas e comerciais entre Brasil e França, especialmente no setor de defesa, lembrando a colaboração francesa na construção do submarino brasileiro. “Essa parceria é um ponto positivo que reafirma o Brasil como um importante player na indústria. Produtos de defesa possuem alto valor agregado, e essa aproximação com a França contribui para reforçar o status internacional do Brasil nesse segmento.”
Representatividade nacional
A Simtech é uma das representantes brasileiras na Euronaval. A empresa apresenta seu portfólio em soluções marítimas e de defesa. Com simuladores marítimos e portuários de última geração, a Simtech oferece produtos de simulação para treinamento imersivo, suporte a operações marítimas e monitoramento ambiental. Suas tecnologias incluem simuladores de guindastes e equipamentos de carga, além de soluções para sinalização náutica e monitoramento de canais portuários e áreas offshore. Essas inovações têm como objetivo aumentar a segurança e a eficiência operacional em ambientes marítimos.
A M&K Logistics está levando sua expertise em logística e agenciamento de cargas para clientes dos setores militar e de segurança pública. Com operações em mais de 100 países, a M&K Logistics oferece soluções logísticas para transporte de equipamentos estratégicos, contribuindo para o fortalecimento das exportações brasileiras em defesa.
A Atech, empresa do Grupo Embraer, completa o trio de representantes nacionais no evento. A empresa mostra sua expertise em soluções integradas para sistemas navais, incluindo sistemas de comando e controle e gerenciamento de tráfego aéreo e marítimo. Com um portfólio consolidado em projetos estratégicos da Marinha do Brasil, como o Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) e o LABGENE, a Atech demonstra tecnologias avançadas que já desempenham papel essencial na proteção da Amazônia Azul. Entre as soluções que a Atech apresenta no evento estão o Combat Management System (CMS) e o Integrated Platform Management System (IPMS), aplicados ao PCFT e essenciais para operações navais estratégicas.
Brazil Defense
O Projeto do Setor de Defesa Brasileiro – Brazil Defense – tem como objetivo impulsionar as exportações através do desenvolvimento e implementação de plataformas para empresas não exportadoras e intermediárias avançadas, incluindo monitoramento de mercado, feiras comerciais e iniciativas comerciais integradas.
Sob a direção conjunta da ABIMDE-ApexBrasil, em colaboração com os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, o projeto executa um plano de promoção internacional de curto prazo com o objetivo de atrair empresas qualificadas para o mercado global. Para consolidar a presença e competitividade brasileira no cenário global, a integração das empresas no plano de promoção e na agenda do setor a médio e longo prazo é um avanço estratégico.
Sobre a ABIMDE
A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) é reconhecida como legítima interlocutora da Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil. A entidade promove ações para valorização e fomento das empresas do setor nos mercados nacional e internacional, e para fortalecimento ou implementação de políticas e programas que assegurem o desenvolvimento desta indústria. Dentre suas mais de 240 associadas, estão as principais empresas de Defesa e Segurança instaladas no País.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.