A 26ª edição do campeonato de aerodesign organizado pela SAE Brasil reuniu mais de mil estudantes de engenharia em São José dos Campos no final de semana de competições.
O torneio teve duração de quatro dias e contou o apoio institucional da Prefeitura.
De acordo com a SAE Brasil, o projeto aerodesign é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.
Nessa edição, o campeonato aconteceu no campus do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).
Os trabalhos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos projetos.
Para isso, são utilizados regulamentos baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica, como: a redução de peso através de otimização estrutural e a instrumentação e ensaios em voo dos protótipos.
Além das competições entre as equipes, o 26º aerodesign contou com painéis temáticos e palestras de representantes da Embraer, Boeing e Xmobots.
O torneio foi divido em três categorias, que são chamadas de classes: micro, advanced e regular.
Veja os resultados:
Classe Micro
1 – EESC USP Bravo
2 – Trem Ki Voa
3 – Micro Raptor
Classe Advanced
1 – Adelphi
2 – U-FLY
3 – Urutau
Classe Regular
1 – Axé Fly
2 – EESC USP Alpha
3 – F-Carranca