FESTE 2024: tradicional Festival de Teatro é atração em Pindamonhangaba

A MENINA DO CANDEEIRO – CIA EMBARCAÇÕES TEATRAIS – SÃO PAULO/SP. (Foto: Divulgação)

A cidade de Pindamonhangaba dará início à 46ª edição do Festival Nacional de Teatro (FESTE) nesta sexta-feira (8), às 20h, no Teatro Galpão, com o espetáculo “Os Escafandristas”, uma comédia dramática encenada pelo Núcleo Vinícius Piedade & Cia, de São Paulo.

A peça, com direção de Juliano Barone e Vinícius Piedade, terá uma duração aproximada de uma hora e meia e é voltada para maiores de 14 anos. A trama reúne os membros de um antigo grupo teatral e explora temas como frustrações, identidade e os desafios do teatro contemporâneo, misturando humor e reflexão.

O FESTE, organizado pela Prefeitura de Pindamonhangaba por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, é um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural da região. Vale ressaltar que os espetáculos realizados em espaços fechados, como o Teatro Galpão e a Estação Cidadania, necessitam de retirada de ingressos com uma hora de antecedência, enquanto as apresentações ao ar livre no Bosque da Princesa e no Parque da Cidade são de livre acesso.

Neste sábado (9), a programação cultural inclui o tradicional desfile de carruagens Ratha Yatra, pela paz, que acontecerá na Praça Monsenhor Marcondes, das 8h30 às 13h, com apresentações culturais e distribuição de alimentos. O cortejo “Oh, Veja Só, Tem Artista na Rua!”, formado por grupos teatrais locais e convidados, também percorrerá as ruas do centro a partir das 9h30. No período da tarde, o Parque da Cidade receberá o espetáculo “Cavaco e sua Pulga”, uma divertida apresentação circense para todas as idades, às 15h. À noite, o Teatro Galpão apresenta “A Força da Água”, peça documental que aborda a seca no Nordeste brasileiro, com duração de 1h10.

Já no domingo (10), o Bosque da Princesa será palco do espetáculo “Suspiros e Burbujas” da Cia Laguz Circo e Teatro a partir das 15 horas. A peça de palhaçaria combina acrobacias, malabares e música ao vivo, criando uma atmosfera encantadora com bolhas de sabão gigantes e personagens carismáticos. Com classificação livre, a apresentação busca despertar a criança interior dos espectadores. À noite, às 20h, o Teatro Galpão exibe “Agamemnon Voltei do Supermercado e Dei uma Surra no Meu Filho”, uma comédia dramática com um toque de tragédia, que aborda, de forma provocativa, as tensões da vida contemporânea em meio a um jantar inusitado.

Na segunda-feira (11), o festival prossegue com a apresentação de “A Menina do Candeeiro”, que será encenada às 15h no Teatro Galpão. Este espetáculo, de classificação livre e com forte inspiração na cultura popular, conta a jornada de uma menina andarilha em busca de reacender sua chama. A peça combina elementos de música e narração, com a direção de Cecília Schucman e um elenco de artistas e musicistas que, segundo o buscam emocionar e encantar o público.

A programação do FESTE segue até o dia 17 de novembro, com espetáculos variados, incluindo peças de comédia, teatro documental, cultura popular e apresentações circenses, proporcionando entretenimento e reflexão para públicos de todas as idades.

SOBRE O FESTE

O FESTE – Festival Nacional de Teatro, registrado como Bem Cultural de Natureza Imaterial de Pindamonhangaba, a partir do Decreto nº 6.299, de 19 de dezembro de 2022, é promovido anualmente pela Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Cultura, com objetivo de estimular os grupos de teatro em atividade no país, revelar novos talentos e promover o intercâmbio cultural.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Botão Voltar ao topo