A Prefeitura de Caçapava firmou uma parceria com o laboratório de parasitologia animal do Instituto Biológico do Governo do Estado de São Paulo para execução de monitoramento e controle de carrapato-estrela (Amblyomma sculpum) no Parque Ecológico da Moçota.
O controle será feito por meio da utilização de fungos Metharizium anisopliae e Beauveria bassiana, que têm potencial patogênico contra os carrapatos.
A parceria técnica e científica entre o instituto e a Prefeitura de Caçapava foi mediada pelo Parque da Mocota. A duração é de dois anos, de novembro de 2024 a outubro de 2026. O intuito é realizar manejo e controle da manifestação no parque, além de atividade de pesquisa.
Nesta quarta-feira (7), representantes do Instituto estiveram no Parque da Moçota para conhecer a área. Durante a visita, fizeram uma reunião para explicar a equipe do parque de como a parceria vai funcionar.
O Parque da Moçota já mantém ações para redução da presença dos carrapatos, mantendo a grama baixa, principalmente nas áreas de maior presença de capivaras, além de instalação de bancos nessas áreas e mantendo a trilha roçada e podada com 1,5m de largura, para evitar que as pessoas toquem na vegetação e acabem tendo contato com carrapatos.