publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Alunos apresentam projetos para o Empreende 2024 em São José dos Campos

Projetos de 45 escolas passam por comissão avaliadora no Cedemp. (Foto: Divulgagção/PMSJC)

O mês de novembro marca um momento decisivo para a Educação Empreendedora na rede de ensino municipal.

Após desenvolverem projetos de Startups Educacionais ao longo de todo o ano letivo, os alunos de 9º ano apresentam suas ideias para uma banca de jurados no Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), composta por representantes do Procon, ITA, Sebrae, Cephas e profissionais convidados.

Neste ano, 45 escolas municipais de Ensino Fundamental foram selecionadas pela comissão do Cedemp, totalizando 270 estudantes participando desta etapa.

Foram três dias intensos de atividades, cada um dedicado às diferentes categorias de projeto: produto, serviço e tecnologia. Os melhores serão premiados no evento Empreende – Startups Educacionais 2024, que acontece em dezembro.

Planejamento e execução

Ao longo do ano letivo, os estudantes vivenciam experiências que desenvolvem comportamentos empreendedores e a capacidade de transformar objetivos em projetos reais.

Os encontros abrangem planejamento, estabelecimento de metas, colaboração, identificação de oportunidades, iniciativa, busca de informações, comprometimento e persistência.

Entre os temas trabalhados com os alunos estão: soluções sustentáveis, ecologia, robótica, tecnologias digitais e outros.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Os alunos da Emefi Profª Palmyra Sant’Anna, localizada na Vila Industrial, região leste da cidade, criaram a “LudiCaixa”, que oferece opções de brinquedos e jogos interativos para que as crianças fiquem menos tempo nas telas e interajam mais com o mundo real.

“Meu irmão mais novo, de 4 anos, é muito ativo no celular. Essa foi a situação-problema que deu início para nosso projeto e estamos muito felizes com o resultado, superou até as minhas melhores expectativas”, disse Pedro Biondo, de 14 anos.

Junto com mais cinco amigos, Pedro transformou a ideia em realidade, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

“A Educação Empreendedora prepara a gente para a vida adulta, são aprendizados que vamos levar para sempre, independente da área em que formos seguir. Foi uma experiência muito marcante para mim”, contou Geovanna Barbosa, de 14 anos.

“Foi muito legal ter a oportunidade de utilizar algo que eu gosto, desenhar, não só para me divertir, mas para ajudar meus amigos no trabalho. Penso em seguir na área e estudar arte ou design”, afirmou Tião Marino, de 15 anos.

Para a professora Ana Carolina Machado, que acompanhou e orientou o grupo, o sentimento é de orgulho e satisfação. “É gratificante se envolver com eles e observar a evolução de cada um.

Trabalhamos juntos desde março neste projeto, fazendo os ajustes necessários, e de lá pra cá eles amadureceram como pessoas e se tornaram amigos mais próximos, é bonito de ver”, disse.

A Educação Empreendedora faz parte do currículo das escolas municipais desde a Educação Infantil, com a Pedagogia Empreendedora dos Sonhos, e se estende por todo o Ensino Fundamental.

Coordenadas pelo Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), dentro do componente Enriquecimento Curricular, as atividades envolvem mais de 54 mil alunos.

Com formações específicas para os professores, o programa tem como objetivo estimular a cultura empreendedora no ambiente escolar, que valoriza a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Dessa forma, são desenvolvidas as competências necessárias para que empreendam na sua própria vida e conquistem seus sonhos.

Os alunos recebem ainda educação financeira e cidadania fiscal, em parcerias com a Receita Federal e o Procon, por meio de aulas e exercícios que abordam conceitos e produtos financeiros, tributos e administração pública.

Este conjunto de ações e investimentos levaram São José dos Campos a ser reconhecida pelo Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) na categoria Empreendedorismo na Escola este ano.

Botão Voltar ao topo