Exército aprimora capacidades de tropas do blindado Cascavel

Organizada pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec), a 2ª fase da Operação Centauro é composta por oito oficinas

Organizada pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec), a 2ª fase da Operação Centauro é composta por oito oficinas. (Foto: Divulgação/EB)

O 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (11º RC Mec) do Exército Brasileiro, com sede em Ponta Porã, recebeu a 2ª fase da Operação Centauro. Militares dos Comandos de Área das regiões Leste, Sudeste, Sul, e do anfitrião Centro-Oeste, participam de uma competição com objetivo de aprimorar técnicas de emprego da Viatura Blindada de Reconhecimento (VBR) Cascavel.

Um dos destaques desta fase da Operação Centauro é o emprego da viatura Cascavel, fruto do Projeto Cascavel NG (Nova Geração). A modernização da Viatura Blindada de Reconhecimento – Media Sobre Rodas (VBR-MSR) EE-9 Cascavel é parte importante do Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas. O objetivo é transformar a viatura em uma peça importante e tecnológica no arsenal do Exército Brasileiro.

Organizada pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec), a 2ª fase da Operação Centauro é composta por oito oficinas, dentre elas Preparação para o Tiro, Balizamento Noturno, Combate de Encontro e Pista de Condução Avançada. “As guarnições de carros de combate precisam ser muito integradas, de rápido raciocínio e capacidade de engajamento. Uma competição como essa é gradativa. temos várias fases. A operação motiva as guarnições que se preparam para estar aqui”, explica o general de Brigada Abelardo Prisco de Souza Neto, Comandante da 4ª Bda C Mec.

Botão Voltar ao topo