A Prefeitura de Pindamonhangaba está concluindo a construção de 40 boxes comerciais embaixo do viaduto central.
As estruturas, de alvenaria, laje impermeabilizada e portas de aço rolantes, visam padronizar os pontos comerciais, deixar o local mais atrativo ao público e valorizar a região central.
São 40 boxes, divididos em duas partes – uma na área da Praça Sete de Setembro com 16 vagas e outra na área ao lado da Estação Arte Encanto com outros 24 boxes.
Os boxes são padronizados, com 3m x 2,5m – totalizando 7,5m² cada, todos com tomadas de 10 e 20 amperes, iluminação, e acabamento interno com gesso liso.
Três dos espaços possuem pia e rede de esgoto porque serão utilizados por empresas de gênero alimentício.
O investimento da Prefeitura nas obras que começaram em maio deste ano é de R$ 751 mil e a previsão é concluir em dezembro.
Das 40 vagas, 32 serão ocupadas por comerciantes que já estavam instalados no local e outras oito serão por novos lojistas.
Enquanto as obras não são concluídas os comerciantes que ficavam no local foram realocados para pontos na região próxima às obras e ao Mercado Municipal. Assim que os espaços estiverem prontos, os comerciantes poderão utilizar.
Os próprios feirantes já instalados no local é que definiram o box de instalação de cada um deles no mapa. A definição foi feita em conjunto com a Prefeitura.
Para a escolha de quem vai ocupar as oito vagas restantes, a Secretaria de Administração da Prefeitura está elaborando um edital de chamamento público que deve ser lançado no início de dezembro.
O chamamento vai estabelecer regras de ocupação e uso dos espaços, espécies e produtos que poderão ser comercializados.
Se houver mais de oito interessados, haverá sorteio público para definir quem fica com as vagas.
O secretário de Administração, Marcelo Martuscelli, ressaltou que “um dos objetivos da gestão Dr. Isael e Ricardo Piorino é dar condições adequadas de trabalho para todos os comerciantes e ambulantes, garantindo dignidade e tranquilidade para todos.
Os boxes possuem infraestrutura às atividades a que se destinam, têm portas rolantes de aço, permitindo que eles possam deixar os produtos dentro das unidades em segurança e evitando que os comerciantes tenham que montar e desmontar suas barracas diariamente”.
A secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, informou que “o novo espaço vai revitalizar a região central, especialmente os pontos comerciais, contribuir com melhoria visual da região, deixando os local em perfeitas condições para os comerciantes e para o público, além de estar mais seguro e organizado”.
Marcela destacou que a área externa aos bioxes também será composta com piso intertravado – pradonizando a região ao lado da Praça 7 de Setembro e Estação Arte Encanto.
O prefeito Dr. Isael Domingues afirmou que a revitalização dos pontos comerciais, especialmente nas áreas próximas ao Mercado Municipal, e de toda a região central da cidade já vem ocorrendo nos últimos anos.
“Já temos iluminação com 100% de lâmpadas de LED, câmeras de segurança, novas grades e sinalização no viaduto, fechamento lateral da feira coberta, nova cobertura no mercado municipal, novos sanitários, camelodromo, além de refeitório e vestiários para feirantes, dentre outros”.
Dr. Isael lembrou que a região também recebeu a Praça 7 de Setembro e a Estação Arte Encanto. “Dois pontos que foram amplamente revitalizados pela Prefeitura, trazendo dignidade para os comerciantes e moradores da região central, valorizando imóveis e garantindo bem estar à população”, concluiu.