A Escola Municipal Professora Gilda Piorini Molica, localizada no bairro Jardim Santa Luzia, promoveu uma palestra sobre educação antirracista na segunda-feira (11).
A atividade fez parte dos projetos de Responsabilidade Social da escola e teve como foco discutir o impacto do racismo estrutural na educação.
Durante o encontro, foram abordados temas como: a desconstrução de aprendizados errôneos sobre raça, o reconhecimento da importância da educação intercultural e o resgate da história dos povos originários e afro-brasileiros.
Os professores destacaram a necessidade de uma abordagem mais ampla, que considere as diversas influências culturais presentes na sociedade brasileira, para que as futuras gerações possam construir uma convivência mais respeitosa e solidária.
A educação para as relações étnico-raciais, como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi outro ponto chave abordado. De acordo com a direção da escola, esse conjunto de práticas e conceitos visa formar uma cultura de convivência inclusiva, que respeite as diferentes origens e pertencimentos étnico-raciais dos estudantes.
“É essencial que a escola seja um ambiente de acolhimento e aprendizado, onde todos os alunos possam se reconhecer e ser respeitados em sua individualidade”, afirmou a professora, Paula Gnan.
A palestra também contou com relatos emocionantes de pais e professores, que compartilharam experiências pessoais de discriminação e a dor causada pela falta de empatia e entendimento sobre as questões raciais.
Esses depoimentos reforçaram a urgência da promoção de um espaço educacional mais justo e livre de preconceitos.
A diretora da escola, Carina Correa, ressaltou a importância da ação. “O papel dos educadores é fundamental na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a justiça social.
Esta palestra não é apenas uma ação pontual, mas parte de um processo contínuo de conscientização e mudança, tanto na nossa escola quanto na sociedade como um todo”, explicou.