A Escola Municipal Abdias Júnior Santiago e Silva vivenciou um dia especial na última segunda-feira (12).
O renomado mestre de cultura afro-brasileira, Geraldo de Paula Santana Filho, mais conhecido como Mestre Paizinho, Rei do Congo do Estado de São Paulo, visitou a instituição e proporcionou aos alunos e toda comunidade escolar uma imersão cultural inesquecível.
Herdeiro de uma rica tradição, Mestre Paizinho, à frente da Cia. de Moçambique de São Benedito, compartilhou com os estudantes um pouco da sua história e da cultura afro-brasileira no Brasil.
Através de danças, brincadeiras de roda e relatos pessoais, ele encantou a todos e contribuiu para a construção de um aprendizado significativo sobre a importância da valorização da diversidade cultural.
Através da professora Jaqueline, que realizou um curso com o Mestre Paizinho, o convite foi feito e, dessa forma, os alunos dos 3º, 4º e 5º anos tiveram a oportunidade de dançar o moçambique ao lado dele, vivenciando de forma prática uma das mais importantes manifestações culturais afro-brasileiras.
Já as demais turmas participaram de divertidas brincadeiras de roda, que além de promover a integração, também contribuíram para a construção de um ambiente mais acolhedor e respeitoso.
A visita de Mestre Paizinho se insere no Projeto Antirracista “Cultura afro-brasileira: (re) descobrindo nossa identidade”, que tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da igualdade racial e a valorização da cultura afro-brasileira.
“A presença do Mestre Paizinho foi um presente para nossa comunidade escolar”, afirma Camila Araújo, diretora da escola. “Acreditamos que experiências como essa são fundamentais para a formação de cidadãos mais conscientes e tolerantes.”