O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) entregou os certificados de conclusão de curso para os 24 guarda-vidas temporários (GVTs) da Prefeitura de Caraguatatuba na manhã desta quarta-feira (13/11), no Auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).
Os guarda-vidas vão trabalhar nas praias do município na temporada de verão 2024/2025, sob a supervisão do GBmar.
A formatura contou com a participação do prefeito Aguilar Junior; do secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti, do comandante do 3º Subgrupamento do GBMar, tenente PM Eduardo Henrique Motta, do comandante do 3º Subgrupamento do GBMar, Capitão Danilo Pisaneschi, do subcomandante do GBMar, Major PM Erick Gasola Valle, da comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros, Cap. Erika de Macedo, do Cel. da PM Martinho Moraes Neto, diretor jurídico da Funda Bom, além de militares do GBMar e familiares dos formandos.
Ao falar aos presentes, o prefeito Aguilar Junior lembrou que este é o último ano em que participa da cerimônia após 8 anos de governo. “Por isso, quero agradecer a todos a parceria nesse trabalho de grande importância que é o ‘zero óbito’ durante o verão.
Sou otimista e um entusiasta desse trabalho e faço aqui um agradecimento especial à Fundabom, em nome do Cel. Martinho, pela parceria que nos possibilitou a implantação de uma torre de observação na praia Martim de Sá. Muito grato por isso.
Tenho muito orgulho de ter tido a possibilidade de contribuir com esse trabalho do GBMar e por termos enfrentado juntos tantos desafios”.
O contrato terá 120 dias de duração (quatro meses), iniciando nesta quarta-feira (14/11) e encerrando no dia 12 de março de 2025. A carga horária é de 40 horas/semanais ou turno de revezamento de 12hx36h.
Ao todo, os 28 classificados no teste de aptidão física (TAF) participaram do curso de formação. No curso, os aspirantes a guarda-vidas fizeram aulas práticas e teóricas sobre o protocolo técnico do guarda-vidas, que aborda assuntos como oceanografia, equipamentos utilizados pelos guarda-vidas, técnicas básicas de recuperação de afogados, técnicas de salvamento no mar, entre outros.
Os guarda-vidas temporários vão trabalhar em todas as praias de Caraguatatuba e receberão o reforço de mais 20 guarda-vidas por tempo determinado (GVTD) do Governo do Estado.
Torre de observação
A praia Martim de Sá, na região central de Caraguatatuba, recebeu uma Torre de Observação para guarda-vidas. Esta é a primeira torre de observação que está sendo montada no Litoral do Estado de São Paulo através da Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros (Fundabom), com apoio da Prefeitura.
O projeto visa dar condições para o efetivo de serviço e valorizar o trabalho realizado pelos Guarda-Vidas do no litoral. Trata-se de um projeto piloto que está em testes. Caso aprovado, deverá ser implantado outras praias.
O Fundabom é uma organização sem fins lucrativos que visa aproximar as ações do Corpo de Bombeiros com a sociedade.
Atua no planejamento e execução de programas e projetos relacionados aos serviços de bombeiros, prestando apoio educacional, técnico e científico, com foco na capacitação de bombeiros e profissionais, como engenheiros, técnicos, professores, brigadistas, profissionais de saúde e segurança, entre outros, para a excelência da atividade de Proteção Contra Incêndios e Emergências.