O maior exercício do Exército Brasileiro com emprego de Forças Blindadas em 2024 foi realizado pela 6ª Brigada de Infantaria Blindada no Rio Grande do Sul. A Operação Punhos de Aço envolveu 27 organizações militares, somando mais de 1300 homens e mulheres, além de 300 viaturas operacionais e blindadas no Campo de Instrução Barão de São Borja, em Rosário do Sul. A atividade foi a última fase da certificação da Força de Prontidão.
As organizações militares subordinadas à 6ª Brigada participaram da certificação que ocorreu de 28 de outubro a 4 de novembro, compondo a Força-Tarefa Blindada, com alto nível de prontidão operacional. Liderada pelo 1º Regimento de Carros de Combate, A Força-Tarefa realizou seu apronto operacional e partiu em marcha para o combate.
Nessa fase da operação, os militares realizaram manobras de deslocamento fundamentais para restabelecer contato com as forças inimigas, envolvendo a ocupação de objetivos intermediários e zonas de reunião, onde a Força-Tarefa se reorganizou e estabeleceu bases para empreender as manobras de ataque.
Por fim, após a transposição de um curso d`água, o ataque coordenado marcou a fase decisiva da operação, caracterizado pela ação simultânea das frações de manobra e de apoio de fogo. O objetivo foi atacar e neutralizar uma força oponente por meio da ação de choque e do poder de fogo, que são marcas do binômio carro de combate e fuzileiro blindado.
Os militares e as viaturas empregadas portaram dispositivos de simulação de engajamento tático, que utilizam sensores para registrar e acompanhar a evolução do combate. A tecnologia torna o treinamento mais realista e mais eficiente.
O Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada destacou que, a partir de agora, essa tropa entrará efetivamente em prontidão para o biênio 2025-2026. “A Operação Punhos de Aço foi muito significativa. Nós conseguimos interagir, reunir todas as nossas capacidades e colocá-las no terreno para treinar os procedimentos das etapas anteriores de simulação virtual e de simulação construtiva”, avaliou o General de Brigada Marcus Augusto Bastos Neuvald.
A Operação Punhos de Aço conclui o processo de certificação da 6ª Brigada de Infantaria Blindada como Força de Prontidão do Exército Brasileiro, estando pronta para ser empregada em missões de defesa da Pátria.