O Comando Operacional Conjunto Corcovado realizou um ensaio geral no contexto do G20, evento que acontecerá no Rio de Janeiro. O exercício integrou as capacidades oriundas do Comando de Operações Especiais (COpEsp), do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), do Comando de Defesa Cibernetica (ComDCiber), do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CComGEx), do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º B DQBRN), do Comando de Defesa Antiaérea do Exército (Cmdo DAAe Ex), do Comando Militar do Leste (CML), além da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e órgãos de segurança pública.
O CAvEx e o COpEsp atuaram em sinergia, a fim de simular uma possível pronta resposta aeromóvel. No Aterro do Flamengo, batedores reconheceram vias no entorno do Museu de Arte Moderna (MAM).
Ações como escolta de autoridades; segurança de perímetros; proteção de infraestruturas críticas; patrulhamento de vias aéreas; ações de contraterrorismo; guerra eletrônica; defesa cibernética; defesa antiaérea; proteção contra drones; além de defesa química, biológica radiológica e nuclear foram colocadas à prova neste treinamento.
O que é o G20?
O objetivo do G20 é debater estratégias conjuntas de trabalho para combater o crime organizado transnacional, assegurar a proteção do meio ambiente em esfera global e garantir melhorias no sistema de justiça. A Cúpula de Líderes do G20 está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro.
O G20 é um fórum intergovernamental que reúne África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além de dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia. É importante ressaltar que os membros do G20 representam as 20 maiores economias do planeta.
* Com informações do Comando Militar de Leste