Detalhes de músicas que você não tinha percebido

Muitas vezes, as obras artísticas estão repletas de segredos e sutilezas que só percebemos ao prestar muita atenção. São esses detalhes que tornam cada uma delas mais especial, rica e capaz de marcar a história.

Com as músicas, isso não é diferente. Por isso, separamos alguns detalhes interessantes que talvez tenham passado despercebidos por você em diversas canções. Quer saber quais são eles? Confira agora!

É tudo parte de um conceito

Sabe aquelas músicas que escutamos e, às vezes, até adoramos a letra, mas não fazemos ideia do que elas querem dizer? Isso é algo que acontece muito com quem canta “Eva”, que ficou famosa com a banda Radio Taxi, na década de 1980, e depois na voz de Ivete Sangalo, quando fazia parte da Banda Eva.

A letra traz, ao mesmo tempo, referências bíblicas e de ficção científica, mas que contém versões que soam muito bem com sua melodia cativante.

O que muitos não sabem é que essa faixa é, na verdade, uma regravação do músico italiano Umberto Tozzi de um álbum chamado justamente de “Eva”, onde diversas outras músicas também abordam a mesma perspectiva, contando uma história que envolve ficção científica e apocalipse.

Algo semelhante ocorre com o sucesso “O Astronauta de Mármore”, da banda gaúcha Nenhum de Nós. A música é uma adaptação de “Starman”, de David Bowie, mas, diferentemente de “Eva”, sua letra não segue uma tradução literal. Com muita liberdade poética, a canção abre espaço para diferentes interpretações.

A música original também é parte de um disco conceitual, no caso, o aclamado “The Rise and Fall of Ziggy Stardust”.

É curioso quando percebemos que as faixas originais fazem parte de uma história muito maior, né? Bom para quem quer expandir ainda mais seu conhecimento musical.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Referências ao poker

Por ser um dos jogos de mesa mais populares de todos os tempos, o poker é constantemente referenciado na cultura pop, seja em filmes, livros e séries. Na música, isso não poderia ser diferente e um dos exemplos mais conhecidos é na canção “Poker Face”, da cantora Lady Gaga. Além de levar o próprio nome do jogo, em diversos momentos ela usa a modalidade como metáfora para falar sobre um relacionamento. O termo “poker face” tem a ver com a expressão (ou a falta dela) que uma pessoa faz para não deixar que seus adversários saibam se está blefando ou não.

Mas não é só a Lady Gaga que faz referências ao poker. A banda AC/DC, por exemplo, se inspirou em uma estratégia diferente para construir a letra de “The Jack”: o poder de se usar um par de valetes em um jogo. A canção ainda traz diversos outros termos que fazem referência ao jogo ao longo da letra.

Outras canções que também citam o poker e que você pode não ter percebido são “The Gambler”, de Kenny Rogers, “Atlantic City”, de Bruce Springsteen e a clássica “Viva Las Vegas”, do eterno Elvis Presley.

(Foto: Nainoa Shizuru/Unsplash)

E falando em jogos…

Se o futebol é o esporte mais amado no mundo, é claro que várias letras fariam referência a ele também. De cara, você pode até pensar em “Uma Partida de Futebol”, parceria de Nando Reis com Samuel Rosa que resultou em um dos maiores sucesso do Skank, porém, muitas outras faixas falam da emoção do jogo de maneira bem mais sútil e que você talvez não tenha percebido.

A música “Bola de Meia, Bola de Gude”, clássico MPB composto por Milton Nascimento e Fernando Brandt, faz diversas referências a como a cultura brasileira é intimamente ligada ao futebol desde a infância, relatando os sentimentos de um adulto com sua criança interior.

O Charlie Brown Jr. também destacou a intimidade do esporte com a cultura do país na canção “Camisa 10 Joga Bola até na Chuva” que, apesar de não falar diretamente da modalidade, faz diversas referências e compara situações do jogo com a vida.

Além dessas, também podemos citar diversas outras canções que foram adotadas por torcidas, como “You’ll Never Walk Alone” de Gerry & The Pacemakers, que é símbolo dos torcedores do Liverpool, “Seven Nation Army”, do White Stripes, que é cantada por vários fãs mundo afora ou diversas músicas da banda Oasis, que tem íntima ligação com o Manchester City.

Botão Voltar ao topo