O 46º Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba (FESTE) encerrou sua edição de 2024 em grande estilo, celebrando a diversidade e a riqueza do teatro brasileiro.
A cerimônia de premiação, realizada no último domingo (17), reconheceu os talentos de grupos e artistas de várias regiões do país, consagrando espetáculos, atores, atrizes e inovações cênicas que emocionaram o público e marcaram o cenário cultural.
Confira os destaques por categoria com os comentários resumidos dos críticos:
Categoria Adulto
Melhor Espetáculo: 50 +- Game da Memória, do Grupo TESCOM (Santos-SP), foi eleito o melhor da categoria, destacando-se por sua narrativa envolvente e execução primorosa.
Melhor Ator: Fábio Freitas emocionou em Cão chupando manga, da Cia Teatro de Anônimos (Rio de Janeiro-RJ), levando o prêmio pela entrega e profundidade de sua atuação.
Melhor Atriz: Stéphanny Lomar, do Grupo Importa de Teatro (Pindamonhangaba-SP), que, segundo a visão do crítico, mudou o modo de ver o mundo e as percepções da plateia, com a peça Nomei-A.
Prêmio Especial: A pesquisa documental do espetáculo A Força da Água, do Grupo Pavilhão da Magnólia (Fortaleza-CE), que divertiu a plateia e a fez pensar sobre sua existência e que elas não precisam permanecer sempre da mesma maneira.
Categoria Infantil
Melhor Espetáculo: A menina do Candeeiro, da Cia. Embarcações Teatrais (São Paulo-SP), “jogou” e encantou o público infantil e adulto com sua criatividade, prendendo a atenção do público do começo ao fim.
Melhor Ator: Gabriel Bodstein foi aclamado, com uma performance, em conjunto com sua equipe, que deixou o público sem palavras em Entre Mundos, da Cia. Pulo do Gato (São Paulo-SP).
Melhor Atriz: Gabriela Cerqueira, também de Entre Mundos, compartilhou os holofotes com Gabriel, destacando a dedicação de todo o elenco do espetáculo.
Prêmio Especial: O espetáculo Canções para afastar o medo, da Cia Qinti (Rio de Janeiro-RJ), foi premiado por sua ideia de falar de medo por meio das canções que ninar latino-americanas, que envolveu a plateia em uma série de sentimentos.
Categoria Rua
Melhor Espetáculo: Xinfrim, da Cia Pé de Cana (Iracemápolis-SP), que cumpriu o combinado com a plateia do começo ao fim, construindo uma história envolvente que ficará na memória de quem presenciou o espetáculo no Vale das Acácias.
Melhor Ator: Anderson Machado destacou-se em Cavaco e Sua Pulga, da Caravana Tapioca (São Paulo-SP), com sua interpretação cativante no Parque da Cidade, com um jogo cênico entre o ator/palhaço e o espectador.
Melhor Atriz: Suelen Zacharias brilhou em Xinfrim, que foi nominalmente elogiada na crítica, marcando a presença do feminino no espetáculo, pela encenação da graciosa e corajosa palhaça Ripa.
Prêmio Especial: A pesquisa de intervenção urbana com bonecos, apresentada em Onde Está Você?, da Cia Fios de Sombra (Campinas-SP), foi homenageada pela ideia criativa de, diferente dos outros espetáculos de rua, confundir a plateia que teve que descobrir, na Praça Monsenhor Marcondes, onde estariam os artistas, criando um jogo interativo que cativou o público.
“O FESTE 2024 mostrou mais uma vez sua importância como um espaço que valoriza e celebra o teatro brasileiro. Foi incrível ver tantos talentos de diferentes estilos encantando o público e criando momentos que ficarão na memória de todos nós”, destacou a diretora de Cultura, Rebeca Guaragna.
O secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, celebrou o sucesso do FESTE com entusiasmo, destacando a importância do evento para a cidade.
“O FESTE é muito mais que um festival; é um encontro com a nossa arte e cultura. Cada prêmio carrega o suor, a dedicação e a paixão de artistas que fazem do palco um lugar de emoção, conexão e inspiração. Agradeço a todos que tornaram isso possível”, afirmou o Secretário.