publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Vale do Paraíba recebe a Jornada Senac de Inclusão e Diversidade

As cinco unidades da instituição vão promover atividades gratuitas, voltadas à acessibilidade e temas como antirracismo e respeito às diferenças

As cinco unidades da instituição vão promover atividades gratuitas, voltadas à acessibilidade e temas como antirracismo e respeito às diferenças. (Foto: reprodução)

O Senac São Paulo realizará a Jornada Senac de Inclusão e Diversidade de 25 a 29 de novembro, em várias unidades da capital, Grande São Paulo, interior e litoral do estado. No Vale do Paraíba, as atividades ocorrerão nas cinco unidades: Campos do Jordão, Guaratinguetá, Pindamonhangaba, São José dos Campos e Taubaté, fortalecendo o papel da instituição na promoção de discussões que contribuem para uma sociedade mais inclusiva.

Por meio de palestras, rodas de conversa e exposições, o evento abordará temas como o feminino e a saúde mental, práticas antirracistas e os desafios enfrentados por refugiados no Brasil.

No Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, uma das ações será a Jornada Perceber, Conhecer e Agir, em 27/11, das 14h às 17h. A atividade contará com dinâmicas de sensibilização, painel com exposição de histórias inspiradoras de mulheres empoderadas e demonstração de acessórios femininos utilizados em diferentes culturas do mundo, para exemplificar a importância do conhecer para respeitar.

Os desafios enfrentados pelo público feminino na área esportiva serão o tema da Exposição Mulheres no Esporte: superando o assédio e rompendo barreiras, organizada pelo Senac Guaratinguetá, de 26 a 29 de novembro, das 8h às 21h. A mostra trará questões como desigualdades salariais, reconhecimento esportivo e assédios, além de novas perspectivas para jovens atletas.

No Senac Pindamonhangaba, duas palestras destacam-se na programação, ambas em 29/11. Das 9h às 10h, a professora universitária Suzana Lopes Salgado Ribeiro abordará o tema “O feminino e seus refúgios: mulheres refugiadas no mundo contemporâneo”, falando das dificuldades da população feminina refugiada, que enfrenta de forma mais severa as adversidades que vão dos deslocamentos à vulnerabilidade. Das 15h às 16h, a palestra será sobre Feminismo Negro no Brasil, conduzida por Zenaide de Oliveira Brito, coordenadora do Setor de Emancipação da Mulher em Taubaté.

Já no Senac São José dos Campos, o Silêncio da Mulher no Mercado de Trabalho será o assunto de uma roda de conversa, a partir das 19h30, em 25/11. Outro debate no mesmo formato ocorrerá em 28/11, também às 19h30, sobre refugiados, com a participação de representantes do Instituto Dandara e da Polícia Federal.

No Senac Taubaté, um dos temas será o Feminino e Refugiados, debatido por meio de roda de leitura em 25/11, às 10h e às 15h30. Em 28/11, às 10h, haverá uma apresentação artística sobre respeito feminino, encenada pelo ator e contador de histórias Alexandre Vilela Marcondes. As atividades na unidade ainda incluem palestra, apresentação musical e roda de conversa entre mulheres com diferentes ocupações.

A programação completa da Jornada Senac de Inclusão e Diversidade em todas as unidades pode ser conferida no site do evento.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Compromisso

A Jornada Senac de Inclusão e Diversidade é uma das iniciativas que demonstram a responsabilidade do Senac São Paulo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, incluindo a igualdade de gênero, a redução das desigualdades e a promoção de comunidades equilibradas. Ao facilitar o acesso do público a debates e atividades sobre inclusão e respeito às diferenças, a instituição contribui para uma sociedade mais justa e acolhedora.

Botão Voltar ao topo