A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) começou nesta semana a aplicação da avaliação da fluência leitora de 100 mil estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental. As avaliações serão feitas até o dia 6 de dezembro.
Por meio dessa prova, a pasta poderá identificar quantas crianças são pré-leitoras, leitoras iniciantes ou leitoras fluentes na passagem para o 3º ano do Ensino Fundamental.
A prova integra as ações do Governo do Estado para atingir a meta de ter 90% dos estudantes leitores no 2º ano até 2026. No ano passado, o resultado da primeira avaliação apontou que 64% das crianças matriculadas, então no 2º ano, eram consideradas leitoras iniciantes e fluentes.
A avaliação de fluência leitora é realizada por meio do aplicativo do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, o CAEd, utilizado para a gravação e validação da leitura das crianças.
“Nós entendemos que a criança tem que estar alfabetizada ao final dos sete anos, ao final do 2º ano. A criança alfabetizada na idade certa, ela se torna protagonista do seu próprio conhecimento”, explica a técnica da Secretaria responsável pela Cooperação Pedagógica com os Municípios, Márcia Bernardes.
Esta será a primeira vez que a Educação de SP poderá estabelecer duas comparações importantes de desempenho das crianças do 2º ano. Primeiro, com o resultado do ano passado e segundo, com os resultados do início deste ano letivo, quando os alunos de 2024 estavam ingressando no 2º ano.