O maior adestramento de 2024 do Exército Brasileiro teve início nesta segunda-feira, dia 25 de novembro, com um Apronto Operacional no Comando de Aviação do Exército em Taubaté (SP).
Batizada de Operação Perseu, a iniciativa contará com várias etapas realizadas em cidades do Vale do Paraíba. O treinamento envolverá o uso de blindados, viaturas, aeronaves do Exército e da Força Aérea Brasileira, além da participação de aproximadamente 7.800 militares de diversas regiões do país.
A operação tem como objetivo adestrar as tropas, preparando-as para atuar com prontidão, flexibilidade, eficácia e efetividade em missões de defesa da pátria, cooperação interagências e apoio à política externa, conforme destacou o comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. (vídeo)
Uma demonstração realizada na área do Forte Ricardo Kirk, envolvendo salto de paraquedistas, deslocamentos de blindados, transposição de cursos d’água, desembarque de militares de helicópteros e apresentação de diversos equipamentos, ofereceu aos presentes uma prévia das atividades que serão realizadas durante todo o adestramento coordenado pelo Comando Militar do Sudeste, com a participação do Comando Militar do Leste, do Comando Militar do Oeste, do Comando Militar do Planalto e do Comando Militar do Sul.
As atividades da Operação Perseu serão realizadas em várias cidades paulistas, incluindo Caçapava, Taubaté, Pindamonhangaba, Lorena, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Silveiras e Areias, com as últimas atividades e o encerramento acontecendo na Academia Militar das Agulhas Negras em Resende, no estado do Rio de Janeiro.