publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pinda: escola promove valorização da identidade negra e educação antirracista

(Foto: Divulgação/PMP)

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Marli Lemes de Moura (Terra dos Ipês) realizou na última semana mais uma ação do projeto de responsabilidade social ‘Sawabona: eu te respeito, eu te valorizo, você é importante para mim’, idealizado pelo corpo docente.

O evento contou com a presença de Mara Alice, empreendedora e expert em cabelos com curvatura e Stela Maris, militante do movimento negro e integrante do Quilombo Vale Reexiste, ambas do Instituto Baobá.

Mara Alice conduziu uma oficina prática de finalização com o método de fitagem, onde pais e mães participaram estilizando os cabelos de seus filhos e filhas, incentivando o cuidado e a valorização dos cabelos cacheados e crespos.

Já Stela Maris trouxe reflexões sobre afro estima, uma ferramenta indispensável para a promoção da educação antirracista, e encerrou o encontro com uma palestra sobre letramento racial, a importância da educação antirracista e sua conexão com a reparação histórica e a justiça social para o povo preto.

A diretora do CMEI, Daniela Ramos da Silva, destacou a relevância de ações como essa para a desconstrução de padrões coloniais e a promoção de uma sociedade mais justa.

“Acreditamos que a educação é o caminho para mudanças estruturais e que, por meio de ações como essa, contribuímos para a construção de uma escola, cidade e país que valorizem a diversidade e promovam a igualdade”, afirmou.

O projeto ‘Sawabona’ já realizou diversas iniciativas ao longo do ano, como o estudo da biografia de João do Pulo, embaixador da nossa cidade, que proporcionou às famílias conhecerem sua história e vivenciarem o salto triplo em uma atividade especial.

Além disso, as Horas do Conto, realizadas pelas professoras todas as sextas-feiras, têm enriquecido o repertório das crianças com histórias indígenas, africanas e afro-brasileiras.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Botão Voltar ao topo