publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Frente fria e umidade amazônica trazem chuva ao estado de SP

Ocorrência de temporais isolados, acompanhados de rajadas de vento, geram risco de enxurradas, alagamentos e queda de árvores

A passagem de uma frente fria por São Paulo, somada a chegada de umidade proveniente da Amazônia, trará chuva forte para o estado a partir desta quinta-feira, 28, conforme preveem os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil estadual (CGE). O dia será marcado pela presença de sol entre muitas nuvens, com temperaturas elevadas, aumentado a sensação de abafado. Com o passar das horas aumentará a condição para temporais isolados em todo o estado, inclusive com rajadas de vento.

As temperaturas subirão bastante ao longo do dia, atingindo máxima de 33°C na capital e 34° na região de Campinas. Na sexta-feira, 29, a frente fria impedirá que as temperaturas se elevem muito e a máxima não passará dos 28°C na Capital. No entanto, as chuvas serão mais intensas e constantes durante o dia e, com isso, os acumulados serão maiores se comparados com a quinta-feira.

No sábado, 30, a frente fria estará mais afastada de São Paulo, mas haverá chuva em todo estado, com risco para temporais em alguns momentos do dia.

Interior do estado registra chuva acima da média
Algumas cidades do interior já registram chuva acima da média histórica neste mês de novembro. Em Sorocaba o acumulado de chuva neste mês é de 228mm, 72% acima dos 132mm esperados para novembro.

Em Bauru, o esperado eram 137mm, mas os temporais já registraram 182mm de acumulados. Presidente Prudente e Araçatuba possuem acumulados 27% e 38% acima da média histórica respectivamente. Em Itapeva a situação é ainda mais elevada. Lá, já choveu 205mm neste mês, quase o dobro da média histórica de 110mm.
Cuidados redobrados durante os temporais Os temporais costumam ter curta duração, no entanto, possuem grande intensidade de chuva e são acompanhados de rajadas de vento. Exatamente por esta condição que apresentam risco de transtorno, principalmente em centros urbanos, com formação de áreas alagadas e enxurradas.

Exatamente durante estes temporais, a Defesa Civil orienta à população a se proteger em locais seguros e evitar transitar por áreas sujeitas a alagamentos. Uma lâmina com 30 cm de água possui força suficiente para arrastar um carro.

Quem mora em áreas de risco precisa ficar atento com a encosta, já que volumes grandes de chuva aumentam a chance de ocorrências de escorregamento de terra. Sinais como surgimento de rachaduras nas paredes do imóvel, postes e árvores inclinados e água lamacenta descendo pelo morro são sinais de possível deslizamento. Com qualquer uma destas situações a pessoa deve deixar o local e acionar a Defesa Civil. Antes da chegada dos temporais, o CGE encaminha mensagens de alerta para a população através do SMS 40199. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e colocar o CEP da localidade de interesse.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Botão Voltar ao topo