O fim de semana decisivo da temporada 2024 do Império Endurance Brasil, disputado no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO), começou repleto de agitação.
Além da definição dos campeões do ano, já começaram a surgir as primeiras novidades para o campeonato de 2025 do show dos carros mais rápidos do Brasil, que promete ter caras e máquinas novas na pista e um grid ainda mais recheado.
Uma das novidades presentes já na oitava e última etapa da atual temporada será o retorno da categoria P2, voltada exclusivamente aos protótipos brasileiros.
A categoria visa ser uma alternativa mais barata no segmento, com a proibição do uso de asa móvel, utilização de apenas um jogo de pneu novo e um jogo de pneu usado em cada etapa, proibição de pilotos com graduação Platina e restrições que deixam o motor 150 cavalos menos potente do que aqueles usados na P1, categorias principal dos protótipos, tornando os propulsores mais duradouros e econômicos.
Em Goiânia, a P2 será representada pelo Sigma/Chevrolet de Jindra Kraucher e Ricardo Haag e pelo AJR/Ford Coyote de Henrique Assunção, Emílio Padron e Fernando Ohashi.
Para 2025, além da sequência da P2, uma das novidades já confirmadas é o retorno ao grid da Scuderia Chiarelli, tradicional equipe do automobilismo brasileiro que já se sagrou campeã do Endurance nas classes GT3 e GT4.
O time chefiado por Carlos Chiarelli volta à categoria com um Mercedes AMG GT3 Evo, que tem André Ramalho como primeiro piloto confirmado. As categorias de grã turismo, em especial a GT4, considerada a classe de entrada, devem receber reforços no grid.
“Trabalhamos em todas as frentes, ouvindo as opiniões de todos, para termos uma categoria cada vez mais forte, equilibrada e que atenda as demandas de todos desta nossa família Endurance”, destacou o presidente da Associação de Pilotos de Endurance (APE), Henrique Assunção.
O ápice da programação da rodada decisiva em Goiânia acontece neste sábado (30), com a prova de quatro horas de duração que decide o campeonato, com largada às 11h30 e transmissão ao vivo, pela TV no canal Bandsports e pela internet no YouTube, nos canais da categoria e dos portais parceiros Grande Prêmio e High Speed.
Os ingressos para as arquibancadas são grátis, mediante a doação de um brinquedo, enquanto as entradas para os camarotes podem ser adquiridas pelo site da DiskIngressos. Todos os ingressos dão direito à visitação aos boxes na manhã da corrida.
Confira os mais rápidos em cada categoria no treino extra realizado nesta quinta-feira (28):
P1:
Marco Pisani/Renan Guerra/Werner Neugebauer (Ligier/KTF Sports) – 1:17.260
Christian Rocha/Sérgio Jimenez/Marcelo Vianna (Sigma/Sigma Kraucher) – 1:17.291
David Muffato/Pedro Queirolo (AJR/JLM Racing) – 1:17.623
P2:
Jindra Kraucher/Ricardo Haag (Sigma/Sigma Kraucher) – 1:22.542
Emílio Padron/Henrique Assunção/Fernando Ohashi (AJR/FTR Motorsport) – 1:22.567
GT3:
Ricardo Baptista/Rafael Suzuki (Mercedes/Team RC) – 1:22.024
Marcel Visconde/Ricardo Maurício/Marçal Müller (Porsche/Stuttgart) – 1:22.334
Marco Billi/Maurizio Billi/Max Wilson (Mercedes/Team RC) – 1:22.522
GT4:
João Tesser/Giuliano Bertuccelli/Eric Santos/Pietro Rimbano (Porsche/Stuttgart) – 1:30.334
Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (Porsche/Stuttgart) – 1:30.494
Fernando Gorayeb/Witold Ramasauskas (Audi/Eurobike) – 1:31.689