A Tenaris de Pindamonhangaba celebrou na quinta-feira (28) a entrega para a empresa Equinor dos tubos de aço, que serão utilizados nos mais de 200 quilômetros do gasoduto do Projeto Raia, na Bacia de Campos. O contrato, estimado em R$ 2 bilhões, foi desenvolvido com 99% de matéria-prima brasileira.
A cerimônia celebrou um marco importante para a indústria brasileira e demonstra a capacidade e competência de mão-de-obra qualificada para atender a complexidade técnica e tecnológica do projeto Raia. A Equinor é uma multinacional de energia norueguesa que está no Brasil há mais de 20 anos e participa do Projeto Raia, um dos mais importantes empreendimentos de gás natural do Brasil.
Localizado no pré-sal da Bacia de Campos, o projeto Raia é operado pela Equinor (35%), em parceria com a Repsol Sinopec Brasil (35%) e a Petrobras (30%). A licença está localizada a aproximadamente 200km da costa, com profundidade de até 2.900 metros.
No total, o projeto das três empresas soma um investimento de aproximadamente US$ 9 bilhões, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento do mercado brasileiro de gás. A expectativa é que ao longo do seu ciclo de vida, o projeto gere 50 mil empregos diretos e indiretos, fortalecendo a segurança energética e impulsionando o desenvolvimento econômico do Brasil.
Contendo reservas recuperáveis de gás natural e óleo/condensado superiores a um bilhão de barris de óleo equivalente, o projeto tem capacidade de exportação de gás de 16 MSm³ por dia, o que representará aproximadamente 15% da demanda total estimada de gás natural do Brasil quando entrar em operação, em 2028.
“A entrega de um projeto dessa escala requer níveis excepcionais de colaboração e conhecimento técnico. Temos orgulho de apoiar a Equinor e seus parceiros com nossas soluções avançadas de tubos e serviços associados, permitindo que o gasoduto Raia atenda aos mais altos padrões de desempenho”, afirmou o presidente da Tenaris no Brasil, Renato Catallini.
O evento contou ainda com a presença do prefeito, Dr. Isael Domingues, secretário de Desenvolvimento Econômico, José Antônio Ferreira ‘Ju’, Gerente Executivo de Exportação e Petróleo na Petrobras, Paulo Marinho, COO Repsol SINOPEC Brasil, Judith Pontes e Presidente da Equinor no Brasil, Verônica Coelho, dentre outras autoridades e funcionários da empresa.
“Esse evento foi um marco para Pindamonhangaba. Como bairrista que sou, quero destacar a participação da Tenaris e de nossa cidade nesse projeto que marca uma nova página da história do gás natural no cenário brasileiro, com a força do aço brasileiro. Parabéns Tenaris. Pindamonhangaba se orgulha por sua presença, gerando emprego, renda, tecnologia e energia para nosso País”, afirmou Dr. Isael.
Por mensagem em vídeo, o secretário nacional de Petróleo e Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, e o vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, manifestaram os cumprimentos pelos investimentos realizados na indústria Tenaris.