publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

CSI de São José impede golpe e captura procurados em ações conjuntas

O CSI já atendeu mais de 2.800 ocorrências por meio do monitoramento inteligente, e 294 procurados pela Justiça foram capturados. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

No último fim de semana, a tecnologia do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) somada à ação ágil da Guarda Civil Municipal (GCM) de São José dos Campos frustrou uma tentativa de golpe em caixa eletrônico na região central da cidade, além de deter procurados pela Justiça e um veículo, que havia sido furtado em Ubatuba.

As ações realizadas mostram a eficácia da integração entre tecnologia e atuação das forças de segurança no município.

A Prefeitura de São José dos Campos reforça o compromisso com a segurança da população e convoca os munícipes a colaborarem, permanecendo atentos e acionando as autoridades em situações suspeitas.

A união entre tecnologia, equipes de segurança e comunidade é fundamental para uma cidade cada vez mais segura.

Golpe no caixa eletrônico

No domingo (1) durante o patrulhamento preventivo, a GCM foi acionada por um munícipe que relatou ter tido o cartão retido em um banco, na região central.

O homem, ao buscar ajuda, ligou para o número indicado em um cartaz colado ao lado do caixa eletrônico. A suposta central de atendimento solicitou dados pessoais, mas não solucionou o problema.

A equipe da GCM verificou que o cartaz era falso, caracterizando uma tentativa de estelionato.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

De imediato, os agentes retiraram os cartazes para evitar que outros clientes fossem enganados, ajudaram a vítima a bloquear o cartão e orientaram no registro do boletim de ocorrência.

Cerca de 30 minutos depois, os agentes retornaram à agência e identificaram que novos cartazes haviam sido colocados.

As informações foram repassadas ao CSI, que iniciou a análise das imagens das câmeras da região. Um indivíduo foi identificado entrando e saindo da agência diversas vezes e, em um dos monitoramentos, foi flagrado saindo apressadamente, entrando em um veículo e deixando o local em alta velocidade.

Às 12h, no Anel Viário, o veículo foi interceptado pela GCM e durante a abordagem e revista do automóvel foram encontrados:

4 máquinas de cartão
2 celulares
1 faca, 1 estilete e 1 alicate
3 tubos de cola instantânea
22 adesivos falsos
12 papelotes usados para extrair cartões
1 aviso falso de “caixa indisponível”
O casal que estava no veículo foi conduzido à Central de Flagrantes e o delegado de plantão confirmou a prisão em flagrante pelos crimes de estelionato.

A Prefeitura de São José dos Campos destaca a importância de a população estar sempre atenta e verificar a autenticidade de informações em caixas eletrônicos. Em caso de suspeita de golpes, o recomendado é acionar as autoridades imediatamente.

Procurados pela Justiça

Dois procurados pela Justiça também foram recapturados, depois de terem seus veículos identificados pelas câmeras do CSI como sendo de foragidos.

Após monitoramento e abordagem, com verificação dos documentos, eles foram conduzidos à Central de Flagrantes onde permaneceram presos.

Veículo recuperado

Um veículo furtado na cidade de Ubatuba (SP) foi recuperado em São José no sábado (30), graças ao sistema de monitoramento do CSI.

As câmeras reconheceram a placa do automóvel, que já estava cadastrada como veículo furtado, o que possibilitou uma ação rápida das autoridades.

A partir da identificação, teve início um acompanhamento envolvendo equipes da GCM e da Polícia Militar.

Durante a perseguição, ao tentar acessar a Rua Jacareí, na Vila Nair, o condutor perdeu o controle do veículo e colidiu com um poste. O indivíduo foi detido no local e conduzido à Central de Flagrantes, onde foi formalizada a prisão.

Botão Voltar ao topo