O Ministério do Trabalho e do Emprego do Governo Federal, pelo do Caged, divulgou na última semana o balanço da geração de empregos no Brasil, no último mês de outubro, e apontou Pindamonhangaba com saldo positivo de 170 novas vagas no mercado de trabalho.
Segundo o relatório, Pindamonhangaba está posicionada entre as grandes cidades do Vale do Paraíba que mais geraram vagas de trabalho em outubro.
O ramo industrial foi o que gerou o maior número de vagas, com 102 novos empregos, seguido da área de serviços com 54 vagas. A construção civil puxou o índice para baixo, com 20 postos de trabalho a menos somente em outubro.
A mão de obra feminina foi a mais contemplada, com 94 novas vagas e na faixa etária, os jovens, na faixa de 18 a 24 anos, foram mais beneficiados, com 94 novas oportunidades. A ocupação que mais cresceu foi o segmento dos trabalhadores de produção industrial.
Empregos Novos Gerados no Vale do Paraíba:
São José dos Campos 1.164
Jacareí 419
Cruzeiro 207
Pindamonhangaba 170
Taubaté 129
Guaratinguetá 129
Caçapava 25
Lorena 25
Nos dez primeiros meses de 2024, Pindamonhangaba já acumulou a abertura de 831 novas oportunidades no mercado de trabalho, tendo registrado 14.282 empregos abertos e 13.451 demissões.
Atualmente, o município tem um estoque de 38.058 carteiras de trabalho assinadas. Nos últimos oito anos, os dados do Governo Federal indicam que a cidade criou 6.616 novas oportunidades de emprego.
Boas expectativas
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Antônio Ferreira Filho ‘Ju’, o município vem criando um clima favorável ao crescimento e com isso atraindo novos investimentos. “Além de grandes marcas que chegaram esse ano como franquias de academias, farmácias, óticas, pneus, Rede Graal, dentre outras, o ramo industrial vem aquecendo com as expansões de empresas que já operam na cidade. Nosso parque fabril está passando por um momento de consolidação e expansão de sua produção o que é muito positivo para a nossa economia”, explicou.
Para o prefeito, Dr. Isael Domingues, a expectativa é que os números continuem em expansão. “Nossos dois mandatos estão fechando a marca de quase 7 mil novos empregos, um número invejável para uma cidade com 170 mil habitantes. Alguns poucos criticam, sem fundamento, que não trouxemos empresas, mas os números do Caged são a melhor resposta. Estamos deixando uma cidade preparada para a próxima gestão, do Ricardo Piorino, desenvolver ainda mais emprego e renda”, afirmou o prefeito.
Para o próximo ano, a Prefeitura prevê o lançamento de edital de concessão de área por processo licitatório para atração de novos investimentos. A ação prevê a concessão de uso de três propriedades, sendo duas no Distrito Industrial Feital (uma área de 2.720m² e outra área de 5.000m²) e uma outra no Distrito de Moreira (área de 7.633m², localizada próxima a Confab Tubos).