Assim como os pets que são recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de São José dos Campos, os animais de médio e grande porte abandonados em vias e áreas públicas também recebem tratamento e ficam à espera de um novo lar.
Atualmente, o CCZ está com 18 equinos e 3 bovinos disponíveis para adoção. O processo para adoção desses animais acontece de forma contínua.
Para participar é necessário realizar a inscrição pela Central 156 e, após a abertura do processo, a equipe de Bem-estar animal entra em contato para agendar uma entrevista.
A entrevista dos interessados acontece na sede do CCZ (Rua George Williams, 581, Parque Industrial) de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30, conforme agendamento.
Os munícipes devem comparecer com documentos pessoais ou CNPJ, comprovante de endereço, documentos da propriedade (arrendamento, aluguel, registro do imóvel) e informações sobre as condições do veículo que fará o translado dos animais.
Os animais serão apresentados para os interessados através de fotos no book de adoção, com informações adicionais como espécie, idade, sexo e temperamento, no site do CCZ.
Pares
Com uma abordagem de adoção diferente, os animais serão disponibilizados em pares, já que alguns vivem juntos por determinado tempo ou possuem características específicas.
O critério para adoção segue a ordem de agendamento. Portanto, em caso de dois munícipes escolherem a mesma dupla de animais, a prioridade é dada a quem realizou o agendamento primeiro.
Com as adoções aprovadas, as documentações referentes aos animais são liberadas para que o adotante possa emitir a guia de trânsito animal.
A entrega será realizada em frente ao CCZ, onde serão feitas fotos dos animais para segurança e identificação.
Depois de aproximadamente 30 dias, a equipe realizará uma nova vistoria para acompanhar a adaptação dos animais e finalizar o processo de adoção.