A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), realiza nesta quarta-feira (4), abertura oficial da Campanha Dezembro Vermelho, às 19h, com o 2º Simpósio ‘Irene Carrara’, voltado aos profissionais de saúde.
O evento será no auditório da Fundacc, no Centro e contará com a palestra da infectologista Dra. Natalia Bacellar, com o tema “Dias atuais do HIV/AIDS” e em seguida, a convidada Simone Lemos dos Santos vai abordar o tema “Minha vida vivendo com HIV”. Não é necessária inscrição prévia.
A Campanha Dezembro Vermelho, tem como foco a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento do HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Durante todo o mês, as ações serão intensificadas para alertar a população sobre a importância dos cuidados e da adesão ao tratamento.
Atualmente, o município acompanha 942 pacientes através da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI). Em 2024, foram registrados 21 novos casos de HIV na cidade.
O diagnóstico precoce é essencial para iniciar o tratamento o mais rápido possível, o que melhora significativamente a qualidade de vida dos pacientes e reduz o risco de transmissão.
Para ampliar o acesso ao diagnóstico, a UAMI promove neste sábado (7/12), o ‘Dia D’, com realização gratuita de testes rápidos para HIV e sífilis.
O atendimento acontecerá das 8h às 17h, na Praça do Caiçara (Museu), no Centro. Todo o procedimento será realizado em salas privativas, garantindo o sigilo e a privacidade dos participantes.
A UAMI está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750, no bairro Sumaré, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (12) 3883-1373.