O anúncio recente da construção do Boulevard Marina Itajaí, o maior shopping voltado para as águas do Brasil, com investimento inicial de mais de R$ 100 milhões e 120 operações, que será instalado em uma das melhores estruturas de marinas para receber embarcações privadas de passeio do Brasil, no centro da cidade e a poucos metros do porto de embarque e desembarque de passageiros de navios de cruzeiros, deve contribuir para novos recordes nas movimentações geradas pelo turismo relacionadas ao lazer sobre as águas.
Na última temporada de cruzeiros marítimos, segundo pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e CLIA/Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) o país registrou uma série histórica com impacto econômico total de R$ 5,1 bilhões na economia e que envolveu uma série de atividades como turismo, comércio e serviços.
Os maiores gastos apontados pela pesquisa, realizados pelos cruzeiristas e tripulantes, foram nos setores de comércio varejista – com a movimentação de R$ 716 milhões e aumento de 15,8% em relação a 2022/2023, além de alimentos e bebidas, que somou R$ 730,4 milhões e crescimento de R$ 15,7%.
A previsão da Abremar para a próxima temporada é de novo recorde com a previsão de 861 mil cruzeiristas contra 844 mil na temporada anterior. A cidade de Itajaí, que detém o melhor porto de embarque do país conforme prêmio recentemente recebido, o Krooze Awards, tem a expectativa de receber 32 escalas de cruzeiros para 2024/2025 e superar a temporada anterior que registrou um fluxo de mais de 110 mil turistas.
“Para os cruzeiristas, tripulantes, além de proprietários de embarcações de passeios que vêm com seus familiares e amigos, o novo shopping, o Boulevard Marina Itajaí, pela localização privilegiada, no centro da cidade, próximo ao porto e dentro da marina, aliado ao conceito moderno, aberto e com áreas de lazer e voltado para as águas, e pelo mix de produtos e serviços de alto padrão que irá oferecer, certamente será uma grande atração e impulsionará a movimentação de compras e negócios locais, além de contribuir com a geração de empregos e atração de investidores, já que os gastos com esse tipo de turista é bem superior aos gerados pelo turismo convencional.
O Boulevard Marina Itajaí também deve refletir em inúmeros outros setores como é o caso do mercado imobiliário do entorno que já se posiciona como um dos mais valorizados do país”, explica Anderson Becker, CEO da ABecker Loteamentos, responsável pela construção no novo empreendimento.
O design arquitetônico do Boulevard Marina Itajaí adota o conceito aberto com elementos que remetem a uma elegância praiana e conectada com o mar para proporcionar uma experiência de compra de alto padrão ao ar livre, com destaque ao paisagismo, jardins com amplas áreas de convivência e voltado para as águas.
Contará com variedade de lojas desde cafeterias e restaurantes renomados até opções de comércio e serviços, garantindo uma vivência ampla e diversificada aos visitantes. Ao longo de sua construção, a empresa também avalia a expansão de suas áreas com novos atrativos e serviços turísticos.