No mês dedicado à luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), a Prefeitura de São José dos Campos tem realizado diversas ações para conscientizar a população e chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
A iniciativa termina no domingo (8), e faz parte da campanha Dezembro Vermelho que já passou por diversos pontos da cidade. A primeira parada foi no Vale Sul shopping.
Só no último fim de semana, as equipes da Secretaria de Saúde realizaram 1.172 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C. A ação continua neste sábado (7) e domingo (8), durante o horário de funcionamento do shopping.
Os testes são rápidos, gratuitos e sigilosos e são recomendados sempre que houver exposição a uma situação de risco, que pode ser uma relação sexual desprotegida, o rompimento do preservativo durante o ato sexual, o compartilhamento de seringas e agulhas, a utilização de objetos perfurocortantes com presença de sangue ou fluidos de outra pessoa, além dos casos de violência sexual.
Conscientização
Até sexta-feira (6), as equipes do programa municipal de HIV/AIDS também irão visitar bares e casas noturnas de todas as regiões da cidade.
Com uma abordagem mais descontraída, a campanha busca ampliar o acesso à testagem rápida em locais estratégicos, reduzindo a disseminação dessas infecções, especialmente em grupos mais vulneráveis.
Das 17h às 22h, os profissionais conversam com a população, fazem a distribuição do autoteste de HIV e dão orientações quanto ao uso, além da distribuição de preservativos interno e externo e informações sobre PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e PEP (Profilaxia Pós-Exposição).
Liliane Ivo, enfermeira do programa de IST/AIDS da Prefeitura, conta que essa ação tem sido muito efetiva e que as pessoas ficam atentas às explicações. “O autoteste de HIV tem sido muito importante, ele garante sigilo sem expor às pessoas e é uma forma de atender a população”, explica.
A intensificação da testagem rápida também acontece em todas as UBSs Resolve e, durante o período da campanha, as equipes estão visitando e orientando a população nos albergues municipais, de acordo com a área de abrangência de cada UBS.
Tratamento
As pessoas que testarem positivo recebem, logo após o diagnóstico, aconselhamento e orientação das equipes da Secretaria de Saúde.
Todos os casos de HIV positivos são encaminhados ao CRMI (Centro de Referência de Moléstias Infecciosas) para acompanhamento (exames específicos) e tratamento (antirretroviral).
Outras ISTs podem ser cuidadas na própria UBS Resolve do paciente. Os tratamentos são totalmente gratuitos.
Programação completa:
Shopping Vale Sul
Data: 7 e 8 de dezembro
Horário: Durante o horário de funcionamento do shopping
Atividade: Testagem rápida de sífilis, HIV e hepatites virais, entrega de preservativos e orientação sobre prevenção combinada.
Bares e Casas noturnas
Data: 2 a 6 de dezembro
Horário: Das 17h às 22h
Serviço: Distribuição de autoteste para HIV, orientação sobre ISTs e prevenção com entrega de preservativos e folders.
Albergues Municipais
Data: 2 a 6 de dezembro
Unidades de Saúde
Data: 2 a 6 de dezembro
Horário: Das 7h às 18h
Atividade: Intensificação da testagem em todas as UBS’s Resolve, durante o período da campanha.
Conexão Juventude
Data: 8 de dezembro
Horário: Das 13h às 18h
Atividade: Testagem rápida de sífilis, HIV e hepatites virais, entrega de preservativos e orientação sobre prevenção combinada.