publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Mostra Tecnológica expõe trabalhos de alunos do Cephas

Os projetos de conclusão dos cursos técnicos foram apresentados; profissionais convidados destacam qualidade da Mostra. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A abertura da 8ª edição da Mostra Tecnológica do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) reuniu trabalhos de conclusão dos alunos dos cursos técnicos nesta quinta-feira (5), na sede da instituição.

Para a diretora do Cephas, Ruth Zorneta, o evento é um momento importante para os alunos demonstrarem o resultado de todo o aprendizado. “Eles mostram a excelência do trabalho de qualificação profissional que desenvolvem dentro do semestre”, destacou.

Inovação

Os alunos Marcos Oliveira, Nataly Pires e Sabrina Silva, do curso Técnico em Mecânica, desenvolveram um equipamento voltado para pequenos agricultores que serve para arar e semear ao mesmo tempo.

Construído com sobras de material reciclado, a máquina é comandada por um rádio controle.

“Nossa proposta é que o equipamento seja usado para reflorestamento e agricultura familiar”, explica Sabrina.

Na sala de Enfermagem, diversos trabalhos chamaram a atenção dos visitantes. “Fizemos um circuito com os trabalhos dos alunos na assistência à saúde e finalizamos com a simulação de um parto cesárea, com a participação ativa deles”, explicou Aline Daniel, professora do curso Técnico em Enfermagem.

A empresa parceira Missim apresentou um simulador que permite experiências didáticas imersivas, com uso de óculos de realidade virtual. É possível, por exemplo, ver e manipular peças de uma turbina de avião.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Francisco Roxo, vice-presidente da Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba) e ex-presidente da Fundhas, prestigiou o evento. “Sensacional, a gente vê tanto conhecimento, tanta inovação, coisas novas, estão de parabéns”, disse Roxo.

“A gente percebe que os alunos têm um interesse diferenciado. Eles sabem que aqui é uma grande alternativa para a formação deles e para a conquista de um espaço no mercado de trabalho”, comentou José Antônio Marcondes Cesar, arquiteto e membro da Aconvap.

Botão Voltar ao topo