A Paróquia do Sant’Ana realizou a cerimônia de lançamento do ‘Início da Recuperação e Restauração da Capela de Santana’ na sexta-feira (6). A iniciativa é realizada junto ao Ministério da Cultura, por meio da lei de incentivo, Lei Rouanet, com apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Arquitetônico de Pindamonhangaba (CMPHAAP), Origem Cultural, Origem Arqueologia e patrocínio da Novelis.
O evento contou com representantes de diversas instituições, dentes elas o secretário de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba, Alcemir Palma, a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, a presidente do CMPHAAP, Ana Maria Guimarães, a presidente da Academia Pindamonhangabense de Letras, Rhosana Dalle, dos vereadores José Carlos Gomes – Cal e Gilson Nagrin, do representante do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional – IPHAN, André Bazzanella, do arqueólogo, Wagner Gomes Bornal – Origem Cultural, Everaldo Silva, engenheiro responsável pela obra, Lívia Luz, da Novelis, além de membros da comunidade, dentre outros.
Durante o lançamento das obras, o pároco do Santana, padre Afonso Lobato, disse que “era uma data muito feliz e abençoada porque depois de muitos anos de luta, de conversas, de reuniões, de projetos Pindamonhangaba deu um passo efetivo e marcante e vai iniciar a recuperação e o restauro da Capela de Sant’Ana”.
O padre agradeceu o emprenho de todos que colaboraram pela iniciativa, como Prefeitura, da Câmara, Conselho, IPHAN, e principalmente o apoio dos fiéis da igreja. “Uma igreja tão importante para o bairro, para a cidade, construída em 1879 por Antônio Ribeiro Marcondes e construída com a dedicação dos devotos e tenacidade do capitão João de Freitas. Me sinto muito feliz e orgulhoso de fazer parte dessa comunidade e estar nesta capela junto com os fiés”, disse padre Afonso.
O secretário de Cultura, Alcemir Palma, afirmou que “o restauro é um marco na história da cidade, porque a Capela do Sant’Ana é um importante patrimônio cultural, religioso e histórico de Pindamonhangaba. Parabéns a todos os envolvidos”.
De acordo com Ana Maria Guimarães, via captação junto à Novelis, a primeira etapa de reconstrução e restauro começa com obra serviços estruturais, principalmente para proteger as paredes laterais, que são de taipas, e a torre da capela. Ela disse que os serviços já começam na próxima semana, e incluem ainda a cobertura completa da igreja.