Jovens joseenses ganham ouro e bronze no Pan-Americano de Judô

No topo do pódio, o joseense João Pedro Monteiro venceu o Pan-Americano de Judô sub-13. Competição foi realizada em Varadero, Cuba. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Duas jovens revelações do judô joseense conquistaram resultados expressivos no Campeonato Pan-Americano da modalidade, que aconteceu entre os dias 26 e 30 de novembro na cidade de Varadero (Cuba),

Realizado pela Confederação Pan-Americana de Judô, o torneio reuniu 108 jovens atletas de 7 países. Dentre eles, os joseenses Isabelle Rezende Mafra, 14 anos, e João Pedro Monteiro, 12, que representaram o São José pelo time Brasil nas categorias sub-15 e sub-13.

João venceu os 4 confrontos e conquistou o ouro no sub-13 +52kg, com direito a um ippon na luta final.

Isabelle Rezende Mafra (3ª da esq. para dir.), comemora o bronze ao lado das demais medalhistas do torneio. | Foto: Divulgação

Isabelle, pelo sub-15 +64kg, realizou 5 lutas e ganhou o bronze contra uma atleta cubana, que foi superada pela joseense por penalização.

Ambos fazem parte da equipe Kamakura Judô, que recebe incentivo da Prefeitura de São José dos Campos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIF).

LIF

A lei complementar 608/2018 permite que empresas e pessoas físicas possam destinar 100% do seu IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ou ISS (Imposto Sobre Serviços) para incentivar projetos esportivos de atletas e equipes.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Os incentivadores devem entrar com uma contrapartida no valor de 20% do imposto destinado ao projeto. A lei também permite que a contrapartida seja paga por até quatro terceiros do incentivador principal.

Além disso, o incentivo ao esporte passou a contar com 5% do orçamento anual da LIF como isenção para projetos de paradesporto. E passou a ser permitida isenção para entidades com projetos que tenham tido incentivo estadual ou federal no ano anterior, no máximo de 50% do incentivo executado.

A lei também acolhe projetos sociodesportivos na área do esporte que, desde que vinculados a uma entidade legalmente constituída, podem contar com verba para despesas de custeio.

Recorde para 2025

Seguido por mais um recorde, a lista de projetos esportivos aprovados para a captação de recursos por meio da Lei de Incentivo Fiscal do Esporte (LIF) para 2025 foi publicada no fim do mês de novembro pela Prefeitura de São José dos Campos.

No total, 225 projetos esportivos foram aprovados, 19 a mais comparado ao ano anterior (206), um aumento de 9,2%.

O valor orçamentário previsto para captação de recursos destinados ao esporte por meio da LIF em 2025 é de R$ 14.589.400,00. Em 2024, o valor foi de R$ 13.260.620,00, um aumento de 11% de um ano para outro.

Entre os projetos aprovados, 128 contemplam atletas individuais, 25 equipes de rendimento, 24 equipes do programa Atleta Cidadão, 16 atletas individuais para paradesporto, 10 equipes de paradesporto e 22 projetos sociodesportivos.

Botão Voltar ao topo