O programa Sandbox de São José dos Campos pré-selecionou seis projetos com soluções inovadoras e impactos positivos e relevantes para a cidade em áreas como meio ambiente, saúde, mobilidade urbana, segurança pública e energia renovável.
Os projetos estão em fase de homologação e vão começar a ser implantados a partir do primeiro trimestre de 2025. O edital de chamamento público recebeu mais de 30 propostas de empreendedores de todo o Brasil.
Criado por lei municipal de 3 de abril de 2023, o programa Sandbox prevê a criação de um ambiente regulatório onde startups e empresas de base tecnológica podem testar soluções inovadoras. A implantação dos projetos não envolve custos para a Prefeitura.
O programa possui abrangência em todo o território da cidade e é gerenciado pelo PIT (Parque de Inovação Tecnológica).
O Sandbox é um complemento à Lei de Inovação, criada em 2018, com novas ferramentas de gerenciamento e seleção dos projetos inovadores.
“Além de atrair startups e empresas brasileiras de base tecnológica para testarem suas soluções inovadoras, o Sandbox visa fomentar o desenvolvimento da ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo em São José e incentivar o desenvolvimento econômico do município, aproximando o setor empresarial do acadêmico, através da realização de parcerias com instituições da região para avaliação das soluções inovadoras”, informa o PIT na apresentação do programa.
Soluções inovadoras
Entre as soluções inovadoras que serão testadas estão projetos como o mapeamento da pegada de carbono do aterro sanitário municipal e a hibridização de ônibus urbanos que transitam pela cidade.
Na mobilidade, será testado um totem para travessia segura de pedestres com avisos sonoros e de luz especial para alertar os motoristas.
Através de uma plataforma avançada de Inteligência Artificial, será testado o sistema que aumenta a segurança das pessoas ao enviar alertas instantâneos sobre anomalias, ações suspeitas ou eventos inesperados em áreas públicas.