Dentre as diversas ações de auxílio à vida humana, o apoio a gestantes em trabalho de parto tem se destacado entre as frequentes atuações da equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Pindamonhangaba.
Nos últimos 30 dias, os profissionais do SAMU participaram de três ocorrências de apoio a partos. Na mais recente, registrada na quarta-feira (11), por volta das 18h, a equipe foi acionada para atender uma gestante de 22 anos que se encontrava em trabalho de parto em sua residência, no bairro Maricá.
Ao chegar ao local, os profissionais constataram que o bebê já havia nascido, mas necessitava de atendimento. Sob a coordenação do médico Dr. Leandro Ferreira, foram realizadas manobras de ressuscitação cardiopulmonar. Após momentos de tensão, o recém-nascido começou a reagir, possibilitando o encaminhamento de mãe e filho para o Pronto-Socorro Gestante da Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba.
“Essas ocorrências são sempre emocionantes e extremamente recompensadoras, pois nosso objetivo é preservar vidas. No dia seguinte, visitamos o bebê e ficamos felizes em ver que ele estava ótimo, com boa saúde e sem qualquer sinal do ocorrido. A mãe também se encontrava em excelente estado”, destacou o Dr. Leandro, integrante da equipe do SAMU.