Na próxima quarta-feira (18), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), lança o livro do “Centro Gestacional Harmonia para Vida”.
O lançamento será no Centro Gestacional, que contará com uma vasta programação neste dia. A partir das 9h, doulas do município serão acolhidas, por meio de práticas integrativas complementares do SUS. Às 15h, haverá um chá de benção das gestantes e, na sequência, às 17h, lançamento oficial do livro com apresentação de Dança do Ventre com Lêna Freitas, gestantes e puérperas.
O lançamento contará com a palestra da enfermeira Carla Bruço, idealizadora do Centro Gestacional, que falará sobre a temática “Desafios e os Planos Futuros para expansão do Projeto”.
Às 17h30, o Coral Municipal de São Sebastião realiza uma apresentação, seguida da apresentação do Curso de Dança de Salão do Tebar Praia Clube.
Às 18h30, o grupo de Dança Polínésia Kuleana, da professora Georgia Michelucci também se apresenta, seguido da apresentação do Grupo de Fandango “Aleluia”.
Centro Gestacional Harmonia para Vida
O Centro Gestacional de São Sebastião, celebrou quatro anos de atendimento às gestantes do município neste ano. O local, inaugurado pela Prefeitura de São Sebastião, em 2020, é o primeiro do Brasil a realizar práticas integrativas voltadas para gestantes atendidas pela rede municipal de saúde, por meio de atividades como reiki, massoterapia, yoga e outras terapias integrativas e complementares em saúde.
Cerca de 80 gestantes são atendidas por mês pela unidade, localizada no Complexo Turístico da Rua da Praia, em São Sebastião. O Centro Gestacional “Harmonia para a Vida” tem como objetivo garantir e proporcionar mais um serviço de qualidade às grávidas do município.
A enfermeira Carla Bruço, idealizadora da unidade, afirma que este foi um projeto realizado em parceria com a Associação Nacional de Educação Pré-Natal (ANEP). “Foi e ainda é uma honra; esta é a realização de um sonho para ANEP Brasil estar aqui junto à prefeitura, neste projeto ousado que vislumbra o futuro. Um futuro melhor para o país inteiro. Este é o primeiro Centro Gestacional de Harmonia para a vida do país e do mundo. Então, este local sempre será motivo de muito orgulho para todos nós”, ressaltou.
A criação do espaço foi pensada para garantir uma política pública permanente que considerasse, por exemplo, não apenas o pré-natal, mas uma abordagem ampliada do processo saúde-doença, sob um olhar atento e respaldado pelas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), e aprovado pelo Ministério da Saúde, na implantação de Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS).