ITA divulga lista de aprovados e estudantes do Poliedro garantem resultado histórico

Com seus alunos ocupando 103 vagas oferecidas, Poliedro garante liderança em aprovações no ITA em mais um ano

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) divulgou nesta quinta-feira (19) a lista de aprovados no vestibular 2025. No total, 180 pessoas conquistaram as vagas após concorrerem com 9.781 candidatos. Os estudantes do Poliedro obtiveram 103 aprovações, com destaque para Elias de Vargas Becker, 20 anos, que garantiu o 2º lugar geral. O número equivale a 57% do total de vagas, e, com ele, o Poliedro atinge a marca de 1.299 alunos aprovados no ITA nos últimos 32 anos.

Elias de Vargas Becker, 20 anos, superou quase 10 mil concorrentes ao longo de todas as etapas do processo seletivo e conquistou o 2º lugar na classificação geral do ITA. (Foto: Divulgação)

Elias de Vargas Becker, 20 anos, superou quase 10 mil concorrentes ao longo de todas as etapas do processo seletivo e conquistou o 2º lugar na classificação geral do ITA. O jovem comenta que o sonho de estudar no ITA surgiu durante o Ensino Médio. “Ao longo do Ensino Médio, pude participar de Olimpíadas Científicas e encontrei nesse meio várias pessoas que gostariam de fazer ITA, o que me fez perceber que era possível. Então, no 3º ano do Ensino Médio, pesquisei mais a fundo sobre o ITA e conversei com a minha família sobre esse sonho. Eles resolveram me apoiar e fizeram um grande esforço para que eu pudesse estudar no Poliedro e me preparar para o ITA”. Elias ainda diz que ficou surpreso com o seu desempenho na prova. “O resultado me surpreendeu bastante, principalmente a nota de redação, já que era bem raro conseguir notas altas.”

O estudante relata que essa foi a terceira tentativa de entrar no ITA, e que, para atingir seu objetivo, precisou adaptar a sua rotina de estudos ao longo dos anos. “Estou há três anos estudando para o ITA no Poliedro. Na minha rotina de estudos, acordava às 7h30, começava a estudar por volta das 8h até o meio-dia. À tarde, ia para aula e raramente estudava depois das 21h. Neste ano foquei mais em fazer exercícios, pois já tinha as anotações do ano passado, além de fazer mais provas antigas do ITA, coisa que tinha deixado de lado nos anos anteriores. Além disso, tirei mais dúvidas com meus amigos. Também fiz atividade física mais frequentemente e descansei mais, principalmente mais perto das provas.”

Isabella Poroniczak Maraschin, 18 anos, que se preparou para o vestibular por meio da Turma ITA Online do Poliedro, está entre as oito mulheres aprovadas no vestibular, sendo cinco delas alunas do Poliedro. A paranaense relata que conquistou sua vaga após duas tentativas e que a preparação exigiu muita dedicação e esforço. “Como eu estava estudando no Poliedro, na turma on-line, eu tinha uma rotina de estudos um pouco mais livre. Então, eu acordava de manhã, entre 7h e 8h, e ficava estudando até o meio do dia. Na sequência, eu almoçava e me preparava para assistir à aula, que acabava entre 19h e 21h. Depois que acabavam as aulas, eu jantava enquanto fazia exercícios, ou assistia a algumas aulas gravadas. Procurava estudar até no máximo 00h, para conseguir dormir e descansar para o dia seguinte.”

Isabella Poroniczak Maraschin, 18 anos, que se preparou para o vestibular por meio da Turma ITA Online do Poliedro. (Foto: Divulgação)

Isabella destaca que estudar no ITA é uma tradição familiar, já que seu pai é formado pela instituição e sua irmã também está em busca de aprovação. Por isso, a conquista foi motivo de grande orgulho. “Meu pai é Iteano. Então, desde cedo, eu sempre tive o exemplo dele. Como ele sempre foi uma inspiração muito grande para mim, foi fácil saber o que eu queria para a minha vida. Além disso, sempre fui muito parecida com o meu pai, com muita afinidade em exatas, além de achar muito legal essa parte da engenharia. A minha irmã, que tem 16 anos e também busca uma vaga no ITA, foi outra base para mim, pois sempre me apoiou e se preocupou em saber como eu estava. A influência da minha família sempre foi muito positiva, me ajudou muito e foi uma das bases para eu conseguir ir bem no vestibular.”

Outro aprovado no vestibular foi o paraense Rickelme Santiago, 22 anos. O jovem, que estudava em escolas do Ceará antes de chegar a São José dos Campos, tentou a aprovação por 6 vezes, sem sucesso. “Minha jornada começa 6 anos atrás em Ananindeua, no Pará, 2500 km de distância do ITA, quando decidi que buscaria esse sonho. Hoje, vejo o quão longe estava de realizá-lo, não só por questão de conhecimento, que eu ainda não tinha, mas por estar muito longe de quem eu precisei me tornar para passar nesse vestibular. Meu eu de 6 anos atrás não imaginava o quanto cresceria nesse processo, o quanto que eu ressignificaria a cada ano o que era o ITA para mim, virando um sonho leve de ser vivido.”

O estudante complementa dizendo que o apoio de amigos e família foi fundamental para que seu objetivo fosse alcançado. “Com meus amigos do coração, tive uma conexão incrível durante a minha jornada. Ter essas pessoas ao meu lado fez a minha rotina mais alegre e sonhar junto com elas tornou tudo muito mais especial. O apoio da minha família também foi fundamental para que eu conseguisse, não só investindo financeiramente, mas me dando apoio quando eu chorava, me abraçando, muitas vezes virtualmente, quando eu me sentia só, sorrindo junto comigo a cada pequena nova conquista e, principalmente, me amando do jeito que eu sou, independente do resultado da prova. Eles acreditaram muito em mim, às vezes até mais do que eu mesmo. Essa vitória é deles também.”

Segundo Luís Gustavo Megiolaro, diretor das Unidades Escolares do Poliedro Educação, o Poliedro reafirma, ano após ano, sua posição como referência em aprovações no ITA, um dos vestibulares mais desafiadores do país. “Ao longo de 31 anos, temos recebido jovens de todo o Brasil, seja nas unidades presenciais de São José dos Campos, São Paulo e Campinas ou nas turmas on-line. O resultado atingido neste ano reflete a qualidade do nosso projeto pedagógico, bem como o esforço e a dedicação de todos os nossos alunos. Aos aprovados, desejamos uma trajetória de muito sucesso, e àqueles que ainda não alcançaram a vaga, reforçamos a importância da persistência, pois cada passo dado hoje os aproxima da conquista futura.”

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

O ITA anunciou neste ano mudanças em seu vestibular para 2025. As alterações, que visaram tornar o processo seletivo mais acessível para os candidatos, passaram por número de vagas, 30 a mais na comparação com o ano anterior; escolha entre carreira militar e civil e estrutura das provas nos dias de aplicação. Com oito opções de engenharia, o ITA oferece 180 vagas para cursar a graduação. Ao final do 1º ano, o aluno opta por permanecer como civil ou seguir carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Aeronáutica.

Botão Voltar ao topo