A Prefeitura de Caraguatatuba alinhou uma série de ações estratégicas na sexta-feira (20), em colaboração com a Polícia Militar e representantes da nova gestão de 2025 para garantir a segurança de moradores e visitantes nas festividades de final de ano. As ações fazem parte da Operação Verão 2024/2025.
A reunião contou com a presença dos secretários de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Wilber Cardozo e Marcel Giorgerti, além do comandante da 2ª Cia da Polícia Militar de Caraguatatuba, Capitão PM Eduardo Oliveira. Também reuniu representantes dos setores de Comércio, Vigilância Sanitária e da Guarda Civil Municipal (GCM), além do vice-prefeito eleito, Sérgio Brás e César Abud, que também integrará a futura administração.
O encontro discutiu estratégias para fiscalização de ambulantes clandestinos, comércios irregulares e a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade. Além disso, foi discutido o isolamento de áreas consideradas problemáticas e a limpeza pública após a virada do ano.
Com a população do Litoral Norte crescendo significativamente nesta época do ano, estimando-se que quase 1,6 milhão de pessoas estejam na região, a Prefeitura enfatizou a importância do planejamento e da cooperação entre os órgãos envolvidos.
Mais segurança
Desde o dia 18 de dezembro, com a abertura oficial da Operação Verão, Caraguatatuba conta com 264 policiais para reforço do efetivo. Ao todo, são 195 policiais militares da infantaria, além de 24 da Força Tática, 30 policiais rodoviários, 12 do Corpo de Bombeiros e três do Instituto de Criminalística (IC).
Junto ao reforço policial para a Operação Verão, o município recebeu também mais viaturas, quadriciclos, motocicletas, helicópteros e equipamentos de tecnologia como drones, que estarão à disposição das forças de segurança até o encerramento da temporada.
Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, a reunião foi fundamental para organizar as atividades de prevenção e fiscalização. “Nosso objetivo é assegurar que todos possam aproveitar esse período festivo da melhor e mais segura maneira possível”, afirmou.
As iniciativas buscam garantir que as celebrações de Natal e a virada do ano ocorram de maneira tranquila e segura.